Sport

Série B

Sport encara Vitória-BA para esfriar panela de pressão

Leão da Ilha do Retiro vai até Salvador encarar o Vitória, às 16h20, para tentar aliviar crise

postado em 18/06/2011 14:09

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco

Como era esperado, a pressão após um resultado ruim diante do Duque de Caxias, em casa, só fez aumentar no Sport. As decisões do técnico Hélio dos Anjos são, a cada dia, mais questionadas, por mais justificativas que ele tente dar. Se antes os resultados vinham salvando a pele do treinador, o empate com o lanterna da Série B fez a situação mudar. Por isso, hoje, contra o Vitória, às 16h20, no Barradão, o Leão tem a obrigação de conquistar um resultado positivo.

Hélio dos Anjos prometeu e pediu para ser cobrado. O Sport vai permanecer entre os primeiros colocados da Série B até o final do campeonato. Para manter a promessa, o resultado positivo diante do Vitória é essencial. Um empate ou a vitória. Com oito pontos conquistados, a luta do Leão é para não terminar a rodada fora do G4, dando fim aos argumentos do treinador. E assim praticamente instalar uma crise na Ilha do Retiro.

A principal crítica da torcida ao treinador é quanto à postura tática do time. Desde que Hélio dos Anjos instituiu o esquema 3-6-1 que os torcedores vêm pegando no pé dele, por conta do desempenho da equipe, que ainda não mostrou um futebol de bom nível nesta Série B. No último jogo, com o Duque de Caxias, vaias e gritos de burro vieram antes mesmo do apito inicial, perduraram durante o confronto e tornaram-se uma avalanche ao final da partida, com o parco empate em 1 a 1.

Mas Hélio dos Anjos, como ele mesmo já avisou, é o tipo de treinador que não costuma mudar radicalmente a sua equipe e principalmente de insistir nas suas convicções. Isso fica cada vez mais claro. Mesmo com a vaias e críticas no jogo com o Duque, ele vai manter o esquema 3-6-1 contra o Vitória, embora mude algumas peças. “Taticamente a minha equipe vai ser igual. Só mudo os executores, mas as funções dos jogadores em campo serão idênticas”, afirmou o técnico.

Ao todo, com relação ao jogo passado, são três mudanças no time titular. Algumas foram escondidas por Hélio dos Anjos, que realizou um treino secreto ontem. Mas outras eles mesmo tratou de revelar. Uma delas, a mais importante: a saída do atacante Carlinhos Bala, que nem viajou com a equipe para Salvador. Ele ficou no Recife para melhorar a forma física. No lugar dele, joga Paulista.

Outras foram resguardadas pelo treinador, mas o treino secreto teve as informações vazadas. O zagueiro César deixa o time para a volta de Daniel Paulista ao time titular. Com isso, Hamilton assume o papel de terceiro zagueiro. A alteração, segundo Hélio, foi em decorrência do adversário. “Eles têm um jogador, o Rildo, que me chamou atenção, por isso coloquei um atleta para cuidar da região onde ele joga”, contou.