Sport

Demissão

Hélio dos Anjos: a segunda vítima do elenco rubro-negro?

Hélio dos Anjos é o segundo treinador demitido pelo Sport na atual temporada, o que evidencia que o problema pode não estar no comando, mas no elenco

postado em 20/06/2011 17:44

Hélio dos Anjos tem a sua parcela de culpa pelo fracasso no projeto hexa e a falta de consistência no time neste início de Série B. Mas não se pode isentar o elenco pelos fracassos do Leão. Até porque o treinador é o segundo que chegou à Ilha do Retiro com a respaldo da diretoria e apoio dos torcedores e acaba saindo por não conseguir colher bons resultados.

O fato, inclusive, aumenta a responsabilidade do elenco. Um grupo caro. A folha salarial do clube é umas das mais caras da Série B, senão a mais, superando a barreira de R$ 1 milhão. A lista de jogadores é recheada de atletas experientes e qualificados. Marcelinho Paraíba, Carlinhos Bala, Magrão, Thiaguinho, Wellington Saci, César, Hamilton, Daniel Paulista, Bruno Mineiro são exemplos. O problema é que a combinação não deu certo.

A experiência rubro-negra de 2005 reforça a tese. Na época, o Leão investiu pesado e contratou os principais destaques da Série B de anos anteriores, a exemplo de Possato, Vinícius, Reinaldo e Lúcio. Muitas estrelas, pouco brilho. O time capengou no Estadual e por pouco escapou do rebaixamento à Série C. Faltou unidade no elenco, as peças se encaixarem.

Diante disso, a questão para a diretoria rubro-negra é muito maior do que acertar na contratação do novo treinador. A reflexão deve ser sobre quais peças do elenco estão de fato contribuindo positivamente para o Sport em campo, esquecendo serviços prestados e glórias obtidas no passado.