Sport

Série B

Maldição que vem de baixo

Sport só venceu um jogo contra times que estavam piores do que ele na classificação desta Segundona

postado em 20/07/2011 09:22

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco

O Sport está se deparando com um antigo fantasma nesta Série B do Brasileiro. Sempre que enfrenta um time que está em pior situação na tabela, o Leão se complica. Quando tem pela frente, porém, um adversário que está acima na classificação, a equipe cresce e conquista bons resultados. A sina, que já persegue o Rubro-negro há algum tempo, se repete neste ano.

As estatísticas comprovam a dificuldade do Sport perante equipes que estão em situação pior na tabela. Nas oito vezes em que enfrentou times que estavam abaixo na classificação nesta Série B, o Leão só venceu uma vez: o Barueri (1 a 0), que na terceira rodada era quarto colocado, enquanto o Rubro-negro era quarto. A maioria das partidas terminou empatada, cinco no total - contra ASA, Duque de Caxias, Criciúma, São Caetano e Bragantino. E duas foram derrotas, para Vitória e Bragantino.

Em contrapartida, quando teve pela frente adversários à sua frente na classificação, o Leão foi letal: aproveitamento é de 100%. Foi assim quando enfrentou o ABC-RN, que na oitava rodada ocupava a quinta posição (o Sport era o nono), e a Ponte Preta, que na décima rodada era a líder da Série B, enquanto o Leão era sétimo colocado. Nos dois jogos, vitórias por 2 a 0 e 3 a 1, respectivamente.

A chance de quebrar a escrita está à porta. Na sexta-feira, o oponente será o Salgueiro. Mais um time na lista dos que estão piores na classificação. Enquanto o Sport ocupa a oitava posição na tabela, com 17 pontos, o Carcará é 15°, com 12. Basta uma vitória para afastar esse fantasma que teima em voltar à Ilha do Retiro.

Fácil não vai ser. E os jogadores rubro-negros sabem bem disso. A principal característica dos sertanejos até agora vem sendo a forte retranca. O reflexo disso está nos placares dos seus jogos: em onze partidas, sofreu mais de dois gols apenas duas vezes: contra o Náutico (2 a 0) e Ponte Preta (3 a 2). Nas demais nove partidas, a defesa só foi vazada uma vez.

Superar essa retranca será a missão do Sport. Nas duas partidas entre as equipes, pelo Pernambucano, 0 a 0. “É um time encardido, difícil de se bater. Ainda não conseguimos vencê-los neste ano. Agora, temos a chance mudar isso”, disse o zagueiro Alex Bruno.