Sport

Série B

PC Gusmão explica a formação tática do Sport, variando entre o 3-5-2 e o 4-4-2

Treinador ressaltou importância de Tobi para o funcionamento do esquema. Jogador vai atuar como líbero e como volante, dependendo da posse de bola do time

postado em 29/08/2011 16:24 / atualizado em 29/08/2011 16:29

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco

O técnico PC Gusmão explicou a formação tática escolhida por ele para o Sport na partida contra o Icasa, nesta terça-feira. Segundo ele, o time vai alternar entre o 3-5-2 e o 4-4-2, dependendo se estiver ou não com a posse de bola. A peça chave nesse esquema será Tobi, que vai atuar como líbero e volante. Embora venha atuando como zagueiro nos últimos jogos, ele é cabeça de área ded origem, por isso foi escolhido para desempenhar tal função.

Apesar de uma formação com três zagueiros (Gabriel, Tobi e Montoya), PC Gusmão garante que o time não vai atuar com um 3-5-2 estático. "O Tobi vai fazer uma função na hora em que o time estiver atacando, como volante, e outra quando estivermos sendo atacados, com ele na sobra", explicou o treinador, que conta com a ajuda dos demais jogadores para o esquema dar certo. "Vou trazer o Willians e o Viçosa para ajuda na recomposição do meio-campo."

Pelo que mostrou PC Gusmão, a função que Tobi vai exercer será de extrema importância para a equipe. "Vai ser importante que ele possa se soltar. Ele vai se apresentar como um desafogo no meio-campo. Quando estivermos com a bola, ele é o homem para recuperar e reiniciar a jogada ou virar o lado. Tobi não vai atuar fixo. Vai ser um líbero atuando na sobra e um volante na frente dos zagueiros. Tudo depende da posse de bola", contou.