Sport

Série B

Para não quebrar o ritmo

Sport enfrenta o Icasa, no Ceará, atrás da terceira vitória seguida para ingressar de vez no G4

postado em 30/08/2011 09:14 / atualizado em 30/08/2011 09:21

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco

Na rodada passada, com a vitória sobre o Vila Nova, o Sport sentiu novamente o “gostinho” do G4. Foi temporário, é verdade. Com a conclusão dos jogos, o Leão caiu na tabela. Mas os resultados foram tão bons para o Rubro-negro que a equipe finalizou a rodada na quinta colocação, na porta da zona de acesso à Série A, com 29 pontos, apenas um atrás do Americana. Nesta terça-feira, às 20h30, o time volta a campo com uma missão bastante clara: derrotar o Icasa, mesmo atuando no Romeirão, para chegar e ficar no G4.

Figurar, mesmo que temporariamente, no G4 só foi possível ao Sport graças à sequência de duas vitórias, frente a Paraná (a primeira fora de casa) e Vila Nova. Pela primeira vez nesta Série B, o Sport venceu dois jogos seguidos. Sabe, portanto, que para chegar e permanecer na zona de acesso não tem outro caminho a se trilhar: vai ter que estender a série para três partidas, com outro triunfo sobre o Icasa.

Para o técnico PC Gusmão, conseguir a vitória é ainda mais importante por se tratar do início do returno da competição. “É importante começar o segundo turno vencendo. A próxima partida será em casa. Temos a chance de construir uma boa sequência, de uma maneira que nos leve ao G4 para ficar. Não entrando e saindo como foi no primeiro turno”, ressaltou o treinador.

PC Gusmão, por sinal, tem papel destacado na construção do momento atual do Sport. A motivação da troca do treinador foi nítida nas partidas contra Paraná e Vila Nova. Agora, além disso, com o tempo que o comandante teve para trabalhar, a equipe vai ter mais do seu estilo. Nos dias que teve para treinar, preparou algumas alterações táticas que serão postas em prática diante do Icasa.

A principal mudança tática do Sport no jogo será a alternância entre os esquemas 3-5-2 e 4-4-2. Quando estiver se defendendo, o time vai atuar com três zagueiros. Na hora de atacar, com apenas dois. Tobi será a peça chave da equipe. Ele será um líbero, ficando na sobra quando a equipe não tiver a bola, e avançando, para jogar como volante, enquanto o Leão tiver posse. Nenhum mistério para o jogador, que vem sendo utilizado como defensor, mas é cabeça de área de origem. Tobi retorna ao time após cumprir suspensão, juntamente com Gabriel. Quem completa o trio defensivo é Montoya, mantido após boa atuação diante do Vila Nova.

Icasa/CE
Marcelo Pitol; Osmar, Everaldo, amon e Janílson; Dodó, Luiz Ricardo, Marino e Diego Palhinha (Júnior Xuxa); Marciano e Preto. Técnico: Márcio Bittencourt

Sport
Magrão; Montoya, Tobi e Gabriel; Thiaguinho, Hammilton, Naldinho, Marcelinho Paraíba e Wellington Saci; Willians e Júnior Viçosa. Técnico: PC Gusmão

Estádio: Romeirão (Juazeiro do Norte/CE)
Horário: 20h30
Árbitro: José de Caldas Souza (DF)
Assistentes: Carlos Emanuel Manzolillo (DF) e José Valmir dos Santos Xavier (PI)