Sport

Série B

Marcelinho Paraíba domando a responsabilidade

postado em 01/09/2011 09:38

Marcelinho Paraíba nunca negou a responsabilidade que tem como principal nome do atual elenco do Sport. Mesmo nos momentos ruins da equipe, quando foi cobrado individualmente, o jogador não reclamou. Admitiu que não passava por um momento bom e ponto. Resquícios dessa cobrança ainda permanecem até hoje. Toda vez que o time vai mal, o meia é o primeiro culpado a ser apontado.

A cobrança é natural e o meia está sabendo lidar com ela. Mas a irregularidade do jogador em campo é o que leva a tais questionamentos. Embora já tenha feitos boas apresentações com a camisa do Sport, inclusive decidindo partidas, Marcelinho Paraíba tem momentos apagados. Quando recebe uma marcação especial, como foi no Campeonato Pernambucano e em alguns jogos da Série B, ele tem sentido.

Uma análise fria, porém, mostra que Marcelinho Paraíba tem sido bastante útil à equipe. Em alguns momentos até decisivo. O grande exemplo foi o último jogo, com o Icasa. Se não fosse o talento do meia nas cobranças de duas faltas, a derrota para o Icasa seria certa, em mais uma partida em que o time não conseguiu desempenhar um bom futebol.

O empate em 2 a 2 com o Icasa pode ser creditado na conta do jogador, assim como a vitória por 2 a 0 sobre o Náutico, em que ele marcou um gol e deu o passe para o outro, numa grande atuação no segundo tempo. Antes disso, a vitória sobre o Barueri, na terceira rodada, já havia sido garantida por ele. O gol da vitória por 1 a 0 foi seu, numa jogada individual.

A importância de Marcelinho Paraíba também pode ser traduzida em números. Com os dois gols marcados contra o Icasa, ele assumiu a artilharia do Sport na Série B do Brasileiro. Agora, são seis tentos. Diante da ineficência dos atacantes rubro-negros, ele, que está atuando como meia e tem como papel principal ser o articulador da equipe, vem chamando a responsabilidade também como goleador do time.