Marketing
O seu time na vitrine
Náutico, Santa e Sport se expandem no mercado de produtos licenciados, mas ainda estão atrás de clubes do eixo Sul-Sudeste
postado em 04/09/2011 14:06
Basta um breve olhar nas prateleiras de supermercados e lojas infantis para constatar. O futebol extrapolou as quatro linhas do gramado. Virou comércio. O torcedor pode se vestir da cabeça aos pés com produtos do seu time. Pode até se alimentar com eles. Extrato de tomate, energético, feijão. Fome de bola que revela uma expansão do mercado de produtos licenciados. Campo em que Sport, Náutico e Santa Cruz cresceram, mas ainda atuam acanhados.
A maior parte dos itens licenciados do trio de ferro se restringe às lojas oficiais dos próprios clubes. Recentemente, eles também começaram a espalhar estandes nos principais shoppings do estado – algo que ainda está em fase de negociação no Mais Querido. A variedade também está abaixo das maiores equipes do eixo Sul-Sudeste. De acordo com representantes da rede supermercados Hiper Bompreço e Carrefour, por exemplo, não há qualquer produto das equipes locais nas prateleiras. O mesmo acontece com a rede de brinquedos Ri Happy. Segundo eles, falta oferta. Lacunas de quem ainda busca o crescimento.
Para invadir esse campo, o Santa Cruz fez uma parceria com a empresa curitibana GolStore! há dois anos e meio. O clube coral cedeu o licenciamento da marca e, em troca, recebe os royalties. Além disso, é a própria companhia que administra a loja localizada na sede do clube. “Esse formato é muito interessante para o clube, que ganha uma fonte de renda e pode ficar restrito ao seu ‘core business’, que é administrar o futebol e suas conquistas”, avalia o gerente de marketing e licenciamento da GolStore!, Bruno Koerich. O clube do Arruda tem em torno de 300 produtos licenciados e 25 fornecedores credenciados para massificar a marca Santa Cruz. Todos esses itens estão sendo catalogados em um blog.
No Náutico, a empresa que mais comercializa produtos do time é a TimbuShop. A loja, localizada na sede da agremiação, está autorizada a fabricar itens e fazer parcerias para estampar a marca do time alvirrubro. Segundo Osvaldo Maciel, proprietário do empreendimento, existem mais de 400 produtos à disposição do torcedor. De acordo com o vice-presidente de marketing alvirrubro, Carlos Renato, o clube ainda prepara para este ano um celular personalizado. Contudo, para chegar a esse patamar, aconteceram alguns contratempos. “Tivemos problemas com os dois fornecedores anteriores do Náutico (Champs e Lupo). Nós tivemos que desenvolver e licenciar novos produtos”, afirma Maciel.
No caso do Sport, a dificuldade em estabelecer parcerias nesse campo ainda persiste. “O reflexo é que a grande maioria dos produtos licenciados do Sport são de empresas do estado de São Paulo”, diz o gerente de marketing Paulo Mattoso. O fato se reflete nos números. De acordo com o representante da Lotto que gerencia a loja oficial do clube, Luiz Guimarães, existem 50 produtos à disposição do torcedor. Para melhorar o quadro, o departamento de marketing leonino promete uma forte reação. O clube está perto de criar um time exclusivo para gerenciar os produtos licenciados. Além disso, outros 50 novos itens serão lançados no mercado.
A maior parte dos itens licenciados do trio de ferro se restringe às lojas oficiais dos próprios clubes. Recentemente, eles também começaram a espalhar estandes nos principais shoppings do estado – algo que ainda está em fase de negociação no Mais Querido. A variedade também está abaixo das maiores equipes do eixo Sul-Sudeste. De acordo com representantes da rede supermercados Hiper Bompreço e Carrefour, por exemplo, não há qualquer produto das equipes locais nas prateleiras. O mesmo acontece com a rede de brinquedos Ri Happy. Segundo eles, falta oferta. Lacunas de quem ainda busca o crescimento.
Para invadir esse campo, o Santa Cruz fez uma parceria com a empresa curitibana GolStore! há dois anos e meio. O clube coral cedeu o licenciamento da marca e, em troca, recebe os royalties. Além disso, é a própria companhia que administra a loja localizada na sede do clube. “Esse formato é muito interessante para o clube, que ganha uma fonte de renda e pode ficar restrito ao seu ‘core business’, que é administrar o futebol e suas conquistas”, avalia o gerente de marketing e licenciamento da GolStore!, Bruno Koerich. O clube do Arruda tem em torno de 300 produtos licenciados e 25 fornecedores credenciados para massificar a marca Santa Cruz. Todos esses itens estão sendo catalogados em um blog.
No Náutico, a empresa que mais comercializa produtos do time é a TimbuShop. A loja, localizada na sede da agremiação, está autorizada a fabricar itens e fazer parcerias para estampar a marca do time alvirrubro. Segundo Osvaldo Maciel, proprietário do empreendimento, existem mais de 400 produtos à disposição do torcedor. De acordo com o vice-presidente de marketing alvirrubro, Carlos Renato, o clube ainda prepara para este ano um celular personalizado. Contudo, para chegar a esse patamar, aconteceram alguns contratempos. “Tivemos problemas com os dois fornecedores anteriores do Náutico (Champs e Lupo). Nós tivemos que desenvolver e licenciar novos produtos”, afirma Maciel.
No caso do Sport, a dificuldade em estabelecer parcerias nesse campo ainda persiste. “O reflexo é que a grande maioria dos produtos licenciados do Sport são de empresas do estado de São Paulo”, diz o gerente de marketing Paulo Mattoso. O fato se reflete nos números. De acordo com o representante da Lotto que gerencia a loja oficial do clube, Luiz Guimarães, existem 50 produtos à disposição do torcedor. Para melhorar o quadro, o departamento de marketing leonino promete uma forte reação. O clube está perto de criar um time exclusivo para gerenciar os produtos licenciados. Além disso, outros 50 novos itens serão lançados no mercado.