Sport

Análise

Regularidade e sequências de resultados: os segredos do sucesso na Série B

Equipes que estão na ponta da tabela têm em comum boas séries de invencibilidade no Campeonato Brasileiro

postado em 05/09/2011 14:29 / atualizado em 05/09/2011 14:37

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco

Regularidade. Eis um dos segredos do sucesso nesta Série B. Os números comprovam. Para chegar ao G4, o time precisa de uma sequência de resultados positivos. Uma análise na campanha dos cinco primeiros colocados e isso fica bastante claro. Portuguesa, Ponte Preta, Náutico, Americana e Sport estão há, pelo menos, quatro jogos sem perder.

A Portuguesa, que lidera tranquila a tabela com 42 pontos, conseguiu a incrível marca de dez vitórias (não consecutivas) em 12 jogos. Nesse meio, apenas um empate e uma derrota. A Ponte Preta, vice-líder com 39 pontos, já chega à sua segunda sequência de sete jogos sem derrota.

Colado na Ponte, com 38 pontos, o Náutico está prestes a igualar a sua melhor série invicta na competição. O Timbu já chegou a passar sete jogos sem perder. Atualmente, com a vitória sobre o Goiás, chegou a seis.

Quem vem trilhando o mesmo caminho dos integrantes do G4 - de olho numa das vaga - é o Sport. A regularidade é justamente um dos pecados da equipe nesta Série B. Só agora, com PC Gusmão, o Leão conseguiu vencer, pela primeira vez, duas partidas seguidas. A sua melhor série na competição aconteceu nas cinco primeiras rodadas. Mesmo assim foram três empates e duas vitórias. Há quatro jogos invicto, na próxima rodada o Rubro-negro tem a chance de igualar essa sequência diante do Barueri.

Para chegar ao G4, porém, o Sport vai ter que ultrapassar o Americana, que está há cinco jogos sem perder. Antes do empate com o ASA, na última rodada, o time paulista havia conquistado quatro vitórias consecutivas, recuperando-se de uma série negativa de três derrotas.

As melhores sequências

Portuguesa

Série invicta atual: 4 jogos (1 vitória e 3 empates)
Melhor série invicta no campeonato: 7 jogos (6 vitórias e 1 empate)

Ponte Preta

Série invicta atual: 7 jogos (3 vitórias e 4 empates)
Melhor série invicta no campeonato: 7 jogos (5 vitórias e 2 empates)

Náutico

Série invicta atual: 6 jogos (3 vitórias e 3 empates)
Melhor série invicta no campeonato: 7 jogos (5 vitórias e 2 empates)

Americana

Série invicta atual: 5 jogos (4 vitórias e 1 empate)
Melhor série invicta no campeonato: 6 jogos (5 vitórias e 1 empate)

Sport

Série invicta atual: 4 jogos (3 vitórias e 1 empate)
Melhor série invicta no campeonato: 5 jogos (2 vitórias e 3 empates)