Sport

2012

O segundo ano da década

Décadas de 1990 e 2000 foram marcadas por uma hegemonia rubro-negra que os rivais sonham acabar

postado em 01/01/2012 14:41

Marcel Tito /Diario de Pernambuco

A década de 1980 acabou com o Santa Cruz campeão pernambucano. A conquista fez a vantagem do Sport, na contagem geral de títulos da competição, cair para quatro taças. A menor desde a década de 1930. Era possível imaginar uma virada nos anos posteriores. Ficou apenas no sonho coral. Nos 20 anos seguintes, o Leão reinou absoluto. Foram 14 títulos conquistados. Exatamente o tamanho atual do abismo que separa rubro-negros e tricolores. Distância que era superior em 1º de janeiro de 2011.

A maior diferença entre o primeiro e o segundo colocados, no ranking de títulos, foi de 15 taças. O título histórico do Santa Cruz no ano passado impediu o 40º título do Leão, o hexa e, por consequência, o aumento da vantagem rubro-negra. E deixou o desejo na apaixonada torcida tricolor de voltar a pintar uma década em vermelho, preto e branco. Apesar de um outro abismo: o financeiro. De volta à Série A, o Sport volta a ter os cofres cheios. Na Série C, o Santa não vê muita diferença em relação na receita em relação ao ano anterior.

Para reduzir a diferença para 13 taças e conquistar um bicampeonato que a multidão tricolor não comemora desde a década de 1980, o Santa Cruz necessita superar o desempenho de 2011, portanto. E muito! Até porque não terá apenas um “Golias” em seu caminho. A volta do Náutico à Série A, potencializada pelo acordo milionário para adotar a Arena Pernambuco, em São Lourenço, como a sua nova casa, aumentou o poderio financeiro alvirrubro. Além disso, o feito do “Davi do Arruda”, em 2011, deixou os rivais em alerta. A síndrome do “coitadinho” acabou.

O time alvirrubro, aliás, também quer diminuir a diferença em relação aos rivais na contabilização de títulos. Voltar a ser o dono de uma década, quem sabe. A última vez que isso aconteceu foi na década de 1960, um passado ostentado pelos alvirrubros ainda hoje como a maior conquista da sua história. Entre 1963 e 1968, o Timbu conquistou o hexacampeonato. Foi a única vez na história em que ficou na segunda colocação no ranking, cinco taças atrás do Sport. Atualmente, a diferença é de 18 títulos. Saldo de duas décadas sendo, assim como o Santa Cruz, praticamente um coadjuvante nos gramados pernambucanos.