Sport

Especial

América à frente do Sport

Esquadrão leonino da década de 1990 fez o time disparar na contagemde títulos

postado em 01/01/2012 13:43

Marcel Tito /Diario de Pernambuco

Desde a primeira edição do Campeonato Pernambucano, o Sport sempre terminou a década liderando a contagem de títulos da competição. Em toda a história, em apenas duas vezes o Sport ficou atrás de uma equipe. E não foi o Santa Cruz nem o Náutico. Aconteceram na primeira edição, em 1915, com a conquista do Flamengo, e em 1922, quando o América levantou o seu quarto título e ficou com uma taça a mais do que o Leão: 4 a 3. A vantagem do América foi superada nos três anos seguintes, com o primeiro tricampeonato do Campeonato Pernambucano.

Único time em atividade a ter ficado à frente do Sport na contagem de títulos, o Mequinha voltou a disputar a primeira divisão do Pernambucano no ano passado, após 15 anos. Conseguiu a sua permanência de forma heroica. O time da Estrada do Arraial ficou 18 das 22 rodadas do Estadual na lanterna da competição. Numa reação na reta final, conseguiu se manter na elite na última rodada, ao vencer o Araripina por 2 a 1. Terminou à frente de Ypiranga e Vitória – futuramente, a Cabense perdeu três pontos no STJD no jogo contra o Salgueiro e acabou sendo rebaixado no lugar do Ypiranga.

1944
O América tem no currículo outra marca expressiva: o time foi o último a conquistar o Pernambucano antes de o Trio de Ferro passar a revezar a taça. Em 1944, o Mequinha bateu o Náutico e ficou do Pernambucano, assegurando o seu sexto e último título. O Periquito ainda terminou quatro vezes como vice-campeão: 1947, 1948, 1950 e 1952.