Sport

Preparação

Mudança que salta à vista

Técnico Mazola terá em mãos um elenco mais jovem e mais alto nesta temporada

postado em 04/01/2012 10:13 / atualizado em 04/01/2012 10:24

Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

O atual elenco rubro-negro ainda não foi submetido ao seu primeiro teste, mas já é possível perceber algumas mudanças em relação à equipe do ano passado. Apesar da conquista do acesso à Série A, a diretoria de futebol sentiu na pele a cobrança da torcida por um desempenho mais regular e tratou de tocar efetivamente a reformulação no grupo de jogadores. O resultado é que em 2012 o Sport terá um time mais jovem e mais alto defendendo as suas cores.

Em meio aos vários testes aos quais os atletas vêm sendo submetidos, o departamento de fisiologia leonino colheu dados interessantes. “Do encerramento do Pernambucano de 2011 ao fim da Série B, já houve uma mudança significativa, mas que ainda não foi posta no papel. Mas, do fim da última temporada até agora, a média de idade do elenco caiu de 25,7 para 24,7 anos”,. explicou o fisiologista Inaldo Freire. “E a média de altura também cresceu em um centímetro”, acrescentou.

Sobre esta mudança, o preparador físico Eduardo Batista adiantou que um time com a média de idade mais alta nem sempre apresentará deficiências no preparo físico e cita o elenco que conquistou a Copa do Brasil de 2008 pelo Sport. “Tínhamos uma das médias de idade mais elevadas do Brasil, e mesmo assim, atropelamos todo mundo. Tudo depende do comprometimento e do profissionalismo dos jogadores”, destacou. “E fico muito satisfeito em ver que os atletas que estão no Sport hoje têm esse perfil”, emendou.

Outra novidade também tem chamado a atenção. Para tentar minimizar os efeitos de uma pré-temporada tão curta, a comissão técnica tratou de antecipar a apresentação dos jogadores que já estavam na Ilha do Retiro em uma semana, em relação ao ano anterior. Além disso, os rubro-negros elaboraram uma estratégia diferente de treinamentos. Sob a mesma justificativa do cronograma apertado, as atividades de recuperação da forma física dos atletas têm sido mescladas com os primeiros trabalhos com bola.

De acordo com o preparador físico Eduardo Batista, trata-se de uma adaptação para atender as demandas de uma tabela de jogos muito rigorosa. “O ideal era que tivéssemos mais tempo para realizar exames, submeter os jogadores a alguns testes, recuperar o condicionamento deles e só depois começar os trabalhos técnicos, mas infelizmente não é possível”, lamentou.

Willian Rocha
Um dos primeiros reforços anunciados pela diretoria rubro-negra, Willian Rocha finalmente chegou à Ilha do Retiro. O atleta não conseguiu chegar ao Recife nesta segunda, no prazo combinado, por conta da suspensão das atividades do aeroporto de Uberlândia. As chuvas na região atrapalharam o funcionamento normal do local. O atleta já está sendo avaliado pelo departamento de fisiologia do Leão para ser integrado ao grupo. Agora, resta saber qual será a função que o novato desempenhará no elenco. Destaque do América-MG no último Brasileirão, Willian Rocha tem na versatilidade uma de suas principais virtudes. Apesar de o jogador ter sido anunciado como zagueiro, o técnico Mazola Júnior já deu a entender que pode utilizá-lo na lateral esquerda.