Sport

Ilha do Retiro

Um novo Renato?

Lateral-direito mudou a cara do Sport diante do Araripina e espera se firmar em 2012

postado em 17/01/2012 09:32 / atualizado em 17/01/2012 12:10

Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

RICARDO FERNANDES/DP/D.A PRESS
Somente o perfil da torcida do Sport é capaz de justificar o “fenômeno Renato”. Apesar das inúmeras chances recebidas desde quando chegou ao clube, o lateral-direito nunca havia conseguido mostrar um futebol convincente. Ainda assim, durante muito tempo contou com a tolerância dos torcedores. Isso porque mesmo com os erros recorrentes - muitos comprometendo resultados -, jamais faltou voluntariedade ao atleta. Algo parecido com o que se viu com o atacante Marco Antônio, que vivendo um jejum terrível, tinha o nome cantado nas arquibancadas.

Mas é sabido que paciência tem limite e, como a evolução não vinha, Renato acabou virando alvo de duras críticas, perdendo espaço. Depois de jogar bem e marcar o gol que evitou a derrota do Leão na estreia contra o Araripina, um sinal de que algo realmente pode estar mudando. Nada de marra. O jovem atleta reconheceu que as críticas foram merecidas e está otimista quanto ao início de uma nova fase.

Como tantos outros garotos do Nordeste, o alagoano chegou à Ilha do Retiro em 2010, na época com 20 anos recém-completados. Carregando o sonho de alcançar o sucesso nos gramados, o lateral-direito franzino logo destacou-se na equipe de Juniores, sendo promovido para os Profissionais antes do final do Pernambucano.

Blenda Souto Maior/DP/D.A Press
Mas algumas deficiências técnicas e táticas deixaram claro que Renato ainda não estava pronto para assumir a titularidade de um time como o Sport. “Eu tinha muitas dificuldades no último passe. Tanto pra dar uma assistência quanto para chutar para o gol”, reconheceu. “Por isso, acho que eu mereci todas as críticas que recebi e nunca reclamei de nada. Mas agora chegou a hora de dar a volta por cima”, acrescentou.

Quem sabe? O desempenho do último domingo foi bastante animador. Ainda que tenha apresentado alguns dos erros que esgotaram a paciência dos torcedores, Renato acertou como nunca. O Sport perdia do Araripina por 1 a 0 e as opções do técnico Mazola Júnior eram bem restritas.

Voluntarioso como sempre, Renato apareceu bem para o jogo, sendo acionado várias vezes pelos companheiros. Em uma delas, arrancou pela direita, enquanto Jheimy se livrava da marcação e foi presenteado com uma bela assistência. E, desta vez, nada de chutão por cima da barra. Renato bateu firme na bola, vencendo Davi com um chute rasteiro. Antes do fim do jogo, ainda carimbou o travessão adversário com uma bomba de fora da área.

“Pra mim, isso é resultado de muito trabalho. Tenho treinado muito para suprir minhas deficiências. Várias vezes, fico depois do treino para melhorar minha finalização e os Passes”, analisou o atleta.“Acho que a torcida do Sport gosta de mim porque eu nunca nunca me escondi. Agora, chegou a hora de eu retribuir”, prometeu. No que depender do treinador, é bem provável que novas oportunidades venham por aí.