Sport

PE2012

Clássico filmado pela Fifa

Filme oficial do Recife para o Mundial 2014 contará com imagens do clássico entre Sport e Náutico, no domingo

postado em 28/01/2012 09:42

Cassio Zirpoli /Diario de Pernambuco

Através da Copa do Mundo de 2014, o Recife será apresentado em um documentário oficial da Fifa com uma hora de duração. Todas as emissoras credenciadas para transmitir a competição em todos os continentes vão receber o material produzido pela própria entidade que comanda o futebol, com pontos turísticos do estado, como Marco Zero, Cidade Alta e Porto de Galinhas, mas, sobretudo, com o esporte, focando os grandes clubes do estado e a paixão de suas torcidas. O principal exemplo disso ainda será captado, neste domingo. A equipe contratada pela Fifa irá gravar imagens do Clássico dos Clássicos, na Ilha do Retiro, com a rivalidade centenária entre Sport e Náutico. Os mais de 30 mil torcedores aguardados para o primeiro clássico do Estadual poderão fazer parte do vídeo.

O Recife é a sexta cidade na rota dos ingleses Mehrdad Masoudi (repórter) e James Masom (cinegrafista), da empresa IMG World, especialista em entretenimento, esportes e mídia. O trabalho começou nesta semana, com a gravação de depoimentos de três torcedores da velha guarda que assistiram ao único jogo da Copa do Mundo de 1950 no Nordeste. Em 2 de julho daquele ano, o Chile goleou os Estados Unidos por 5 x 2, na Ilha do Retiro, com uma estrutura bem menor na época. Além de contextualizar a capital do estado em sua segunda participação no Mundial, os profissionais irão visitar os três clubes. Ontem, a primeira passagem, na Ilha. No centro do gramado, devidamente isolado para a gravação das imagens e com a nova pintura do estádio, o técnico Mazola Júnior, o goleiro Magrão e o zagueiro Tobi.

Os três falaram sobre a importância da Copa no país e do próprio Sport para o futebol nacional. O camisa 1 do Leão não poupou elogios. “Eu me sinto muito bem em jogar num clube como o Sport, que pela história é o maior do Nordeste”, disse em depoimento gravado. Uma curiosidade sobre a pauta dos britânicos foi o fato de ser absolutamente comum no futebol brasileiro os apelidos em vez dos nomes. Não por acaso, os três personagens da tarde usam o artifício: Uiles (Mazola), Alessandro (Magrão), Gérson (Tobi).

Na próxima semana será a vez do Náutico, em Rosa e Silva, também com integrantes de destaque no clube alvirrubro. Curiosamente, Ilha do Retiro e Aflitos não deverão mais existir quando o vídeo for divulgado oficialmente, uma vez que o Sport projeta uma nova arena, enquanto o Náutico já negocia o seu terreno. Além dos dois rivais, o Santa Cruz também fará parte do projeto da Fifa, com imagens do Mundão do Arruda e da torcida coral. Se Sport, Náutico e Santa - já citados no site oficial da Fifa - entram como peça fundamental da força do futebol local, também haverá espaço para o humor, com Mauro Shampoo, ex-jogador e símbolo do Íbis, famoso internacionalmente com o status de “Pior Clube do Mundo”.

Antes do Recife, Mehrdad e James haviam passado por Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, São Paulo e Rio, com ações semelhantes. Depois do trabalho em Pernambuco, a viagem segue na região. A IMG World realizou o mesmo trabalho no Mundial da África do Sul. Para 2014, o vídeo local poderá ilustrar em alto nível o histórico Clássico dos Clássicos. Aí, depende do espetáculo na Ilha, o primeiro do ano, com dois invictos. O cenário está pronto. Ação.