Sport

No sufoco

Willians sai do banco pra garantir vitória do Sport sobre o Belo Jardim na Ilha

postado em 29/02/2012 22:18 / atualizado em 01/03/2012 09:12

Tudo levava a crer que o Sport venceria o Belo Jardim mais uma vez sem dificuldades. No entanto, depois de abrir dois gols de vantagem, os rubro-negros sofreram um apagão em seu sistema defensivo e permitiram o empate. A vitória saiu do banco. Ironicamente, de um jogador que vinha sendo duramente criticado pela torcida. Resultado do jogo: 3 a 2 para o  Leão. No final, Willians foi ovacionado e o Leão recuperou a vice-liderança do Pernambucano. O próximo compromisso é com o Petrolina, no Sertão.

O elenco leonino deu mais uma prova de estar "fechado" com Mazola Júnior. Desde os instantes iniciais, os rubro-negros mostraram disposição para atender o pedido de aniversário do treinador e dar uma grande exibição na Ilha do Retiro. Aproveitando a retranca armada pelo técnico Leivinha, o Sport adiantou sua marcação, pressionando a saída de bola adversária. Em duas oportunidades seguidas, o atacante Jheimy pressionou a zaga do Calango. Na primeira, conseguiu um escanteio e na segunda, uma falta perigosa na ponta esquerda. E ali, aos cinco minutos, Marcelinho Paraíba resolveu bater direto quando todos esperavam o cruzamento. A pancada seca venceu o goleiro Delone. O sétimo gol do camisa 10 neste Pernambucano.

Apesar de o ímpeto leonino ter diminuído um pouco a partir da vantagem no placar, o Sport continuou imprimindo um bom ritmo à partida. Com trocas de passe envolventes, os rubro-negros tiveram pelo menos três chances claras de ampliar. Numa delas, o volante Diogo fez boa jogada na linha de fundo e cruzou para a pequena área, no pé de Jheimy, que chutou por cima da barra. Ao Belo Jardim, restaram raras jogadas de contra-ataque. Em dois destes lances, a fragilidade do sistema defensivo voltou a aparecer. Na primeira delas, Tobi perdeu na velocidade e no corpo para o atacante Chicão, que entrou livre e bateu rasteiro. Coube a Magrão salvar o Sport. Próximo ao fim da primeira etapa, novo susto quando Candinho entrou cara a cara, mas cruzou errado, facilitando a vida do camisa 1 rubro-negro.

Nem os 20 minutos de atraso por conta da falta de energia em metade dos refletores da Ilha diminuiu a pressão do Sport. Os rubro-negros repetiram a proposta de pressionar o adversário em seu campo de defesa e trataram de ampliar. Depois de três cobranças de falta perigosas, Marcelinho mostrou mais uma vez sua importância para a equipe. Aos seis minutos, Paraíba cobrou falta na cabeça de Tobi, que tocou na saída de Delone. Mas, a partida que parecia estar definida ficou dramática nos instantes seguintes.

Como no primeiro tempo, a zaga voltou a mostrar problemas. Aos 10 minutos, Parral cobrou falta fechada no segundo pau, Magrão hesitou, a bola bateu no travessão e sobrou nos pés de Laércio. Livre de marcação, o zagueiro do Calango teve tempo de dominar antes de finalizar. Aos 13, o lateral-esquerdo Fernandinho encarou a marcação de Renato, driblou o rubro-negro, que virou as costas para o lance, entrou na grande área e bateu rasteiro, sem chance para Magrão. A pane seguiu e por pouco o Belo Jardim não virou, em nova jogada de Fernandinho pela esquerda, que entrou na área leonina sem dificuldades.

Completamente perdido em campo desde o primeiro gol do Belo Jardim, o Sport precisava de um herói para reverter o cenário. E o papel caiu justamente no colo do jogador mais criticado pela torcida. Assim que foi chamado por Mazola, Willians ouviu, mais uma vez, o repúdio de parte da torcida em forma de vaias. Mas o meia mostrou personalidade. Chamou a responsabilidade e foi premiado aos 30 minutos. Em contra-ataque puxado por ele, Marcelinho chutou em cima do marcador, apanhou o rebote e cruzou no segundo pau para o mesmo Willians, que subiu sozinho e cabeceou. Na comemoração, tirou a camisa, bateu no peito e foi ovacionado pela mesma torcida que o havia criticado.


Sport
Magrão; Renato (Thiaguinho), Tobi, Bruno Aguiar e Renê; Hamilton, Diogo (Milton Júnior), Rivaldo e Marcelinho Paraíba; Jheimy (Willians) e Jael. Técnico: Mazola Júnior.

Belo Jardim
Delone; Parral, Daniel, Laércio e Fernandinho (Pintado); Fábio Recife, Eduardo Eré, Júnior Borracha e Rogério Manaus; Chicão (Tiago Santos) e Candinho (Douglas). Técnico: Leivinha.

Local: Ilha do Retiro. Árbitro: Ricardo Tavares. Assistentes: Albert Júnior e Charles Rosa. Gols: Marcelinho Paraíba, Tobi, Willians (S), Laércio e Fernandinho (B). Cartões amarelos: Willians (S), Parral, Eduardo Eré e Rogério Manaus (B). Público: 15.345. Renda: R$ 89.765,00.