Sport

Atalho para a Libertadores

Atenções divididas com a Copa do Brasil

Estadual dará trégua para a Copa do Brasil, que começa amanhã para o Santa. Náutico e Sport estreiam na próxima semana

postado em 06/03/2012 08:00 / atualizado em 06/03/2012 08:17

Daniel Leal /Diario de Pernambuco

Imagem: SAMUCA/DP
Cada um a seu modo, Santa Cruz, Náutico e Sport passarão, a partir desta semana, a dividir as suas atenções entre o Campeonato Pernambucano e a Copa do Brasil – competição tida como a mais democrática do país e atalho mais rápido para chegar à Libertadores da América. O primeiro deles a estrear na disputa nacional será o Tricolor, que já está em Manaus, onde enfrentará amanhã o atual bicampeão amazonense, o Penarol. O Leão e o Timbu só iniciarão a caminhada semana que vem, porém, mesmo de longe, já estarão observando com bastante atenção o início do torneio mais ambicionado no estado, desde que o Sport provou que era possível conquistá-lo, em 2008.

A caminhada dos rubro-negros começará somente no dia 14, contra o desconhecido 4 de Julho, do interior do Piauí, enquanto a dos alvirrubros um dia depois, frente ao homônimo do rival local: a versão potiguar do Santa Cruz. Todos os três times de Pernambuco farão a estreia longe dos seus domínios, o que possibilitará para o trio o privilégio da regra para eliminar o jogo da volta. Para tanto, é necessário que se bata o adversário com um mínimo de dois gols de vantagem dentro do seu estádio (exemplo: vitórias por 0 a 2, 1 a 3, 2 a 4…).

Com o Estadual acirrado e a luta para se fincar no G4 sendo disputada ponto a ponto, o Trio de Ferro teve um total de 14 rodadas para se dedicar exclusivamente à competição pernambucana. Eliminar um jogo na Copa do Brasil, nas atuais condições, significaria uma data a mais em aberto para recuperar atletas machucados, aperfeiçoar os treinos e até mesmo para, simplesmente, descansar. Dos três, quem melhor soube aproveitar o foco unilateral no Estadual foi o Sport (2º), que somou 31 pontos, contra 29 do Náutico (3º) e 23 do Santa Cruz (4º). Com a pior campanha local dentre os representantes de Pernambucano, o Tricolor ainda terá uma semana a menos de dedicação exclusiva no pernambucano.