Sport

PE2012

Sport enfrenta o Náutico com a missão de quebrar um tabu de quatro anos

Time rubro-negro não vence rival nos Aflitos pelo Estadual desde 2008

postado em 19/03/2012 08:16 / atualizado em 19/03/2012 08:56

Brenno Costa /Diario de Pernambuco

Edvaldo Rodrigues/DP/D.A Press
Na última vez em que o Sport venceu o Náutico nos Aflitos pelo Campeonato Pernambucano, Durval era zagueiro do time rubro-negro. Fumagalli era responsável pela armação. Leandro Machado era o homem dos gols. Nelsinho Batista era o treinador. Poucos lembram dos detalhes. Foi em 2008. O triunfo foi garantido com um gol do próprio Durval. Era uma época em que o time rubro-negro começava a ganhar corpo para abocanhar a competição local e, em seguida, conquistar a Copa do Brasil.

Cenário inesquecível para os torcedores, mas que ficou para trás. Se passaram quatro anos e cinco jogos sem vencer nos Aflitos no certame estadual. É verdade, porém, que nem todos esses insucessos foram motivos de tristeza. A última derrota para o Timbu, por exemplo, teve sabor de vitória e alimentou o desejo do hexacampeonato.

 Na disputa por uma vaga na final da competição do ano passado, o Leão da Ilha perdeu por 3 a 2 no reduto alvirrubro, no duelo marcado pela repercutida falha do goleiro Glédson. Na ocasião, o arqueiro “entregou” a bola nos pés do atacante Bruno Mineiro, que devolveu o agrado com um gol por cobertura. Com a falha, os rubro-negros fizeram valer o regulamento e passaram à decisão após ter vencido o Náutico por 3 a 1 na Ilha do Retiro.
 
Por outro lado, o tropeço, ainda que comemorado, confirmou a recente dificuldade do Sport em bater o Náutico nos Aflitos. A derrota engrossou a estatística. Antes dessa partida, os leoninos já vinham de outras três derrotas acumuladas nas edições de 2011 e 2010. Já em 2009, a equipe conseguiu um empate em 0 a 0.

Apesar da lista negativa de confrontos com o rival no Pernambucano, o Sport chega para um Clássico dos Clássicos em um momento positivo. A equipe rubro-negra não perde há dez jogos e se mantém a três pontos de distância do Náutico, que acabou empatando em 0 a 0 com Ypiranga, ontem, e ficou na terceira posição. Aliado à fase positiva, o Leão da Ilha ainda conta com a motivação de poder derrubar outro tabu. No Estadual, a última derrota foi em 2010. Na ocasião, a equipe alvirrubra acabou derrotada pelo Porto por 2 a 1.