Sport

PE2012

Artilharia pesada no Clássico dos Clássicos

Juntos, Náutico e Sport já marcaram 63 gols no Pernambucano. O Superesportes destrinchou o ataque de cada um deles

postado em 22/03/2012 08:17 / atualizado em 22/03/2012 08:23

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco , Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

Arte DP
No primeiro encontro deste Pernambucano foram sete gols, numa partida eletrizante. Agora, doze rodadas depois, os dois melhores ataques do Pernambucano estarão frente a frente de novo. Desta vez, nos Aflitos. Líderes da competição, os rubro-negros marcaram 32 vezes. Uma a mais que os rivais alvirrubros. Curiosamente, apesar de seus treinadores apostarem em propostas de jogo diferentes, o diagrama dos gols das duas equipes é bem parecido.

Para se ter uma ideia da semelhança entre os perfis, Sport e Náutico marcaram seis vezes cada um em chutes de fora da área. Do lado de dentro, a vantagem leonina é a mínima. Um sinal de que tanto na Ilha do Retiro quanto nos Aflitos, a troca de passes e a valorização da posse de bola são princípios que os atletas estão tentando seguir. Seja pelas laterais ou pelo centro do gramado, o objetivo é com a bola dominada o mais perto possível da meta adversária.

Os rivais estão empatados em outro quesito importante. Em jogadas de bola aérea, ambos obtiveram êxito em dez oportunidades. Através deste fundamento, o Leão marcou seis gols de cabeça, enquanto o Timbu teve oito cabeçadas certeiras. Além disso, cada um marcou três vezes em cobranças de pênalti.

Entretanto, há diferenças importantes nas jogadas de gols das equipes. E uma delas dá uma pista sobre uma das apostas que o técnico Waldemar Lemos pode fazer para o clássico. Quando encontra dificuldade para vencer a marcação adversária, o sistema ofensivo timbu tem uma saída eficiente. Os alvirrubros marcaram sete gols em jogadas individuais, com Jeferson, Lenon, Siloé (duas vezes), Derley, Douglas e Doriélton. Do lado rubro-negro, apenas Rivaldo, Marcelinho Paraíba e Willians deixaram suas marcas de maneira semelhante.

O Sport, por sua vez, equilibra esta disputa com uma peça. Além de ser o artilheiro do Pernambucano com 10 gols, Marcelinho Paraíba ainda lidera o ranking de assistências de seu time, com cinco passes para gol. O meia ainda marcou três dos quatro gols de falta do Leão e os três de pênalti da equipe.

O artilheiro alvirrubro é Siloé, com oito gols, enquanto o líder de assistências do time é o volante Souza.