Sport

pe2012

Para disparar na liderança

Sport enfrenta o Serra Talhada, às 19h, na Ilha do Retiro, com o objetivo de disputar as finais em casa

postado em 31/03/2012 16:48 / atualizado em 31/03/2012 17:43

Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

Líder do Pernambucano há quatro rodadas, o Sport entra em campo às 19h, na Ilha do Retiro, de olho na manutenção de seu posto. O Leão terá pela frente um Serra Talhada que ainda briga para se manter na elite do futebol estadual. No pensamento dos rubro-negros, as vantagens que o regulamento apresenta à equipe que terminar esta fase na primeira colocação.

Além do benefício de disputar as partidas de volta das fases seguintes em seu estádio, o time que terminar na liderança conta ainda com outro privilégio. Diferentemente do regulamento de 2011, o deste ano não prevê peso diferente para o gol marcado fora de casa. Ao invés disso, no caso de igualdade de resultados a equipe melhor classificada é favorecida. Em outras palavras, dois empates, ainda que por placares diferentes, dão a classificação ou o título ao time que somou mais pontos na competição. Vantagem que se repete em caso de uma vitória e uma derrota pela mesma diferença de gols.

A seriedade da busca pelo objetivo pode ser percebida não apenas nos discursos de atletas e membros da comissão técnica, como também na formação leonina para o confronto desta noite. Apesar da proximidade das semifinais, não se fala em poupar jogadores no clube. Caso do meia Marcelinho Paraíba, um dos destaques do campeonato. “Não vejo a necessidade de forçar cartão amarelo ou de ser poupado. Venho jogando pendurado há algumas partidas e acho que dá para segurar até a última rodada”, destacou.

Cartões

Entretanto, há outros fatores a serem considerados. O primeiro deles é a importância de Marcelinho para o Sport. Desde seu retorno ao clube, o desempenho do camisa 10 influencia diretamente no da equipe. Vale ressaltar ainda que há uma boa chance de o Clássico das Multidões definir a primeira colocação. Por fim, apesar de o regulamento atual decretar que os cartões amarelos são zerados na virada da primeira fase para as semifinais, no caso de algum jogador receber a terceira advertência na última rodada, terá de cumprir a suspensão no jogo de ida.

Então, não seria estranho se Marcelinho “forçasse” o terceiro amarelo. Assim, ele cumpriria a suspensão no jogo contra o Porto, aproveitaria para um descanso em meio à maratona de confrontos, e enfrentaria o Santa Cruz na última rodada sem perigo de perder a primeira partida da semifinal por conta da automática.