Sport

Pernambucano

Rivais desde a origem do Sport

Primeiro jogo contra o Paysandu foi na excursão em que o Rubro-negro "ganhou" o seu mascote

postado em 03/04/2012 08:10 / atualizado em 03/04/2012 08:39

Cassio Zirpoli /Diario de Pernambuco

Imagem: ALEXANDRE GONDIM/DP/D.A PRESS
Sport e Paysandu se enfrentam amanhã, pela segunda fase da Copa do Brasil, em um duelo interregional de quase um século de história. Apesar de estarem separados atualmente por duas divisões no Campeonato Brasileiro, os dois clubes, ambos com títulos nacionais de elite, já se enfrentaram bastante ao longo dos anos.

O primeiro confronto aconteceu há 93 anos. Foi na primeira excursão do Rubro-negro, ao Pará, em março de 1919, na qual o Sport adquiriu o seu mascote oficial, o leão. A origem está relacionada ao Troféu Leão do Norte, feito de bronze e oferecido pelos paraenses, mas que acabou sendo conquistado pelos pernambucanos, após uma vitória por 3 a 2 sobre o combinado Remo/Paysandu. No embarque para retorno ao Recife, torcedores locais quebraram a cauda do leão. O troféu segue danificado até hoje, para relembrar a bravura da vitória. Naquela viagem ao Pará, o Sport também enfrentou o Paysandu, sendo derrotado por 4 a 0. Foi a primeira de 25 partidas do confronto, com ampla vantagem do Sport.

Até hoje, o Leão venceu 14 vezes, empatou 14 e perdeu apenas 2. No Recife, onde os times poderão jogar em 11 de março – caso o Sport não elimine o jogo de volta -, o time rubro-negro segue invicto, com seis vitórias e três empates. Apesar dos vários jogos disputados no alçapão da Curuzu e no Mangueirão, maior estádio do e palco do duelo de amanhã, o Sport também apresenta dados favoráveis, com oito vitórias, seis empates e duas derrotas.

Artilheiros


De acordo com os dados do pesquisador Carlos Celso Cordeiro, os maiores artilheiros da disputa entre Sport e Paysandu são Canhoto e Zé Guimarães, ambos da equipe da Ilha do Retiro. Em relação ao sistema mata-mata, o confronto de 2012 não será inédito. Em 1963, os clubes disputaram a decisão do Zona Norte da extinta Taça Brasil. O Sport venceu os dois jogos e avançou para as quartas de final da competição, contra o Bahia – o time acabaria em 5º lugar no geral. Posteriormente, aquele torneio seria unificado ao Brasileirão. Neste ano, quem se classificar para as oitavas de final enfrentará o vencedor de Coritiba e ASA.