Pernambucano
Rivais desde a origem do Sport
Primeiro jogo contra o Paysandu foi na excursão em que o Rubro-negro "ganhou" o seu mascote
postado em 03/04/2012 08:10 / atualizado em 03/04/2012 08:39

O primeiro confronto aconteceu há 93 anos. Foi na primeira excursão do Rubro-negro, ao Pará, em março de 1919, na qual o Sport adquiriu o seu mascote oficial, o leão. A origem está relacionada ao Troféu Leão do Norte, feito de bronze e oferecido pelos paraenses, mas que acabou sendo conquistado pelos pernambucanos, após uma vitória por 3 a 2 sobre o combinado Remo/Paysandu. No embarque para retorno ao Recife, torcedores locais quebraram a cauda do leão. O troféu segue danificado até hoje, para relembrar a bravura da vitória. Naquela viagem ao Pará, o Sport também enfrentou o Paysandu, sendo derrotado por 4 a 0. Foi a primeira de 25 partidas do confronto, com ampla vantagem do Sport.
Até hoje, o Leão venceu 14 vezes, empatou 14 e perdeu apenas 2. No Recife, onde os times poderão jogar em 11 de março – caso o Sport não elimine o jogo de volta -, o time rubro-negro segue invicto, com seis vitórias e três empates. Apesar dos vários jogos disputados no alçapão da Curuzu e no Mangueirão, maior estádio do e palco do duelo de amanhã, o Sport também apresenta dados favoráveis, com oito vitórias, seis empates e duas derrotas.
Artilheiros
De acordo com os dados do pesquisador Carlos Celso Cordeiro, os maiores artilheiros da disputa entre Sport e Paysandu são Canhoto e Zé Guimarães, ambos da equipe da Ilha do Retiro. Em relação ao sistema mata-mata, o confronto de 2012 não será inédito. Em 1963, os clubes disputaram a decisão do Zona Norte da extinta Taça Brasil. O Sport venceu os dois jogos e avançou para as quartas de final da competição, contra o Bahia – o time acabaria em 5º lugar no geral. Posteriormente, aquele torneio seria unificado ao Brasileirão. Neste ano, quem se classificar para as oitavas de final enfrentará o vencedor de Coritiba e ASA.