Sport

PE2012

Trio parada dura

Sport, Santa Cruz e Salgueiro travam um round decisivo na briga para terminar líder da primeira fase

postado em 08/04/2012 13:35

Marcel Tito /Diario de Pernambuco

A luta agora é pela liderança. Três times em busca da vantagem de entrar na fase de mata-mata com a tranquilidade de “jogar pelo empate” nas duas partidas para conseguir a classificação. A duas rodadas do fim da fase classificatória, Sport, Santa Cruz e Salgueiro ainda têm condições de alcançar a primeira colocação. Os dois primeiros dependem apenas dos próprios resultados. Uma situação que aumenta a importância da rodada deste domingo e pode ter a sua apoteose no Clássico das Multidões do próximo domingo.

A liderança atual está nas garras do Leão. E pode ser sacramentada contra o Porto, no estádio Luiz Lacerda. Para isso, o Sport precisaria aumentar a sua vantagem sobre o Santa Cruz para quatro pontos - e manter a mesma margem em relação ao Salgueiro. A dificuldade deriva dos adversários dos concorrentes e dos desfalques. O Santa Cruz enfrenta o lanterna América, no Arruda, com a sua força máxima. O resultado natural é a vitória. Assim como é o triunfo do Carcará sobre o vice-lanterna Araripina, no Cornélio de Barros, em Salgueiro. As três partidas começam às 16h.

Desfalques


Além disso, o Leão entra em campo sem um quarteto que vem sendo importante para o time. O desfalque de mais peso é daqueles que correspondem a “meio-time” - ou até mais, na atual situação: Marcelinho Paraíba. Sem o camisa 10, a equipe pena para criar as jogadas ofensivas. E aumenta a probabilidade de tropeços. Foi assim contra o Ypiranga, única derrota rubro-negra na temporada na Ilha do Retiro. Não bastasse Marcelinho, o time não contará com a dupla de ataque titular, Jael e Willians, além de Thiaguinho, todos suspensos.

Sem contar com os tropeços do rival, o Santa Cruz, principal concorrente do Sport na briga pela primeira colocação, precisa de duas vitórias para terminar no topo. Na teoria, não deve sofrer muito neste domingo. A grande questão será no Clássico das Multidões, na Ilha do Retiro. Isso por causa de desfalques anunciados. O técnico Zé Teodoro deixou subentendido que não vai correr riscos de perder um atleta para o primeiro jogo da semifinal. A ordem para quem está com dois cartões amarelos é receber o terceiro neste domingo e cumprir suspensão contra o Sport. Estão na lista Dênis Marques e Geílson.

Para muitos, a estratégia pode até mostrar uma certa “má-vontade” tricolor em buscar a vitória no clássico e terminar na segunda colocação mesmo, fugindo do confronto com o Náutico na semifinal.

Saiba mais

Sport


Pode consolidar a primeira colocação nesta rodada. Precisa vencer e torcer para o Santa Cruz tropeçar contra o América. Pode até garantir o topo com um empate. Nesse caso, precisaria de uma derrota tricolor e de um empate do Salgueiro.

Santa Cruz

Pode assumir a liderança contra o América, caso vença e o Sport perca. Dependendo do resultado do Salgueiro, pode entrar no clássico precisando de um empate. Com duas vitórias - e caso o Sport vença o Porto -, leva a disputa para o saldo de gols.

Salgueiro


>> Está na situação mais difícil para retomar a liderança. Primeiro precisa vencer o Araripina e o Ypiranga. Além disso, tem que torcer contra Sport e Santa Cruz. O Leão não poderia mais vencer. O Tricolor poderia vencer só mais uma.