Sport

Repressão à violência

Prisão inédita em Pernambuco

Primeiro "cabeça" de uma torcida organizada é detido no Estado

postado em 10/04/2012 12:00 / atualizado em 10/04/2012 14:57

Redação Superesportes /Diario de Pernambuco

Yuri de Lira/DP/D.A Press
Às vésperas do Clássico das Multidões, um recado para os arruaceiros. Foi preso o primeiro "cabeça" de uma torcida organizada que estava envolvido em crimes em Pernambuco. Na manhã desta terça-feira, Robernan Rodrigues dos Santos Júnior, de 26 anos, foi apresentado na Delegacia de Capturas, em Tejipió. Com um mandado de prisão, ele acabou sendo detido na noite de ontem. Lutador de jiu-jitsu, entrou em luta corporal com os PMs no momento da abordagem. Mas um disparo efetuado por um oficial ajudou na captura do rapaz. Robernan, mais conhecido como "Arruda" (por morar próximo ao bairro) é, paradoxalmente, integrante da Torcida Jovem do Sport.

Robernan foi enquadrado no Artigo 39 no Estatuto do Torcedor e no Artigo 29 das Contravenções Penais, por crimes de arruaça, tumulto e provocação de pânico. No dia 1º de junho de 2010, nos arredores Ilha do Retiro, foi o mentor de uma confusão com a torcida do Paraná Clube, adversário do Sport no Campeonato Brasileiro da Série B daquele ano. O jogo terminou 1 a 0 a favor dos rubro-negros. Mesmo com o sua equipe saindo vitoriosa de campo, o integrante da uniformizada quis partir para a briga contra os torcedores rivais.

Yuri de Lira/DP/D.A Press
"Me chamou muito a atenção o ódio que ele tem de pessoas que não torcem para o time dele. Quando o prendemos, ele disse para os policiais: 'Quero ver se vocês vão ter coragem de colocar alguém do Santa ou do Náutico comigo na cela'. Nunca tinha visto isso", declarou, surpresa, a titular da Delegacia de Capturas, Beatriz Gibson. "Ele ainda se vangloria dos atos que cometeu", acrescentou a delegada.

Após o incidente na Ilha, ainda no dia de toda a confusão, Robernan foi encaminhado para o Juizado do Torcedor (Jetep), onde assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), mas foi liberado logo em seguida. "Ele encarou o TCO com desdém. Mudou de endereço, de Jardim Atântico para Campina do Barreto, não compareceu à audiência que tinha sido previamente marcada e achou que nada iria acontecer. Mas a Promotoria de Justiça levou o caso adiante e pediu a sua prisão preventiva no mês passado", explicou Beatriz Gibson.

Detido, o rapaz já foi encaminhado para o Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), localizado em Abreu e Lima - Região Metropolitana do Recife (RMR). No entanto, ainda não se sabe tempo de reclusão, que ficará à cargo do juiz que julgará o elemento.

Robernan não quis falar com a imprensa. Sem camisa, deixando à mostra tatuagens que remetiam à sua paixão pelo Sport, permaneceu calado e de costas para os repórteres presentes na delegacia durante todo o tempo. Não quis falar que "cargo" exercia na Torcida Jovem. No entanto, quando era a vez dos jornalistas entrevistarem a delegadada Beatriz Gibson, ele ria, ironicamente, em provocação a várias das respostas da titular sobre o caso. Ontem, enquanto estava sendo encaminhado para a delegacia, postou a seguinte frase na rede social Facebook:

 

Assista ao vídeo.