Sport

Memória

Uma vitória para servir de inspiração

Superesportes vasculha arquivo do Diario de Pernambuco e lembra do primeiro encontro entre Sport e Paysandu, na Ilha do Retiro, numa competição nacional

postado em 11/04/2012 17:10 / atualizado em 11/04/2012 17:20

Redação Superesportes /Diario de Pernambuco

“O Esporte derrotou o Paissandu, de Belém, por 2 x 0, ontem à noite, na Ilha do Retiro, em peleja válida pela Taça Brasil, com tentos de Alemão e Adelmo, um em cada fase do encontro.” Assim o repórter Adonias Moura começou a reportagem sobre o primeiro duelo entre Sport e Paysandu na Ilha do Retiro por uma competição nacional, publicada no Diario de Pernambuco. Jogo que valeu a classificação pernambucana para a fase seguinte da Taça Brasil de 1963, disputado em 19 de setembro.

Além da forma diferente do Diario de grafar o nome das equipes, a matéria é rica em termos característicos do futebol na época, hoje em desuso. O “Esporte”, por exemplo, entrou em campo escalado pelos seguintes “elementos”: Walter, Baixa, Alemão, Carlos e Nenzinho; Leduar, Betancour, Garrinchinha, Djalma, Adelmo e Marcos Chinês. O time, em alguns trechos, é referido como o “onze local”. “É bom salientar que o simples escore de 2 x 0 não traduz a nítida superioridade do onze local, muito embora sua ineficiência ofensiva, com o desperdício de oportunidade excepcionais.”

No confronto da ida, o Sport havia vencido por 1 a 0.Abaixo, a edição do Diario de 20 de setembro de 1963.