Sport

Vetadas!

FPF veta torcidas organizadas do Sport e do Santa para as semifinais do PE2012

Decisão foi tomada na manhã desta terça-feira, após os registros de duas mortes e confusões no último final de semana

postado em 17/04/2012 13:28 / atualizado em 17/04/2012 14:51

Daniel Leal /Diario de Pernambuco , Tiago Cisneiros /Superesportes

A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) decidiu proibir a entrada das torcidas organizadas do Sport e do Santa Cruz aos estádios até o final do Campeonato Pernambucano 2012. A decisão foi tomada na manhã desta terça-feira, depois de uma uma recomendação do promotor do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) Ricardo Coelho.

A recomendação foi realizada após as cenas de vandalismos dos membros das torcidas organizadas rubro-negra e tricolor, no último domingo. Na ocasião, dois torcedores acabaram mortos.

A decisão, todavia, não abrange a torcida organizada do Náutico, que poderá seguir indo aos estádios até o final da competição. "A do Náutico está isenta porque os incidentes ocorridos neste final de semana não tinham torcedores do clube. É o mesmo critério usado no ano passado, quando só a torcida organizada do Sport foi vetada", explicou o diretor da FPF, Murilo Falcão. "É uma oportunidade que estamos dando para essas torcidas repensarem seus comportamentos", concluiu. As uniformizadas do Salgueiro também estão liberadas.

Leia a nota oficial da FPF, na íntegra, a seguir.

"Depois de ouvidos o Ministério Público de Pernambuco, a Policia Militar e a Policia Civil, a FPF anuncia, através desta nota, as providências que serão tomadas quanto à segurança no Pernambucano Coca-Cola 2012.
Diante dos acontecimentos do último domingo (15) e atendendo às representações do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e da Secretaria de Defesa Social (SDS), através da Policia Militar (PM-PE) e da Policia Civil, a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) adotará as seguintes medidas para conter a violência entre torcedores nos estádios pernambucanos:
1. Os danos causados pela torcida Inferno Coral serão pagos, ainda hoje, pela FPF e debitados do Santa Cruz Futebol Clube;
2. As duas torcidas envolvidas nos graves incidentes durante e após o jogo estarão proibidas, através de ato a ser publicado, de ingressar nos estádios pernambucanos até o final do campeonato do Pernambucano Coca-Cola 2012;
3. A venda de ingressos, nos dias dos jogos, se dará, apenas, até o meio-dia.
Segundo o presidente da FPF, Evandro Carvalho, também serão adotados procedimentos mais rigorosos no controle de acesso aos estádios, em especial no que diz respeito às revistas. A Federação contratou uma empresa de tecnologia para desenvolver um software de monitoramento de redes sociais que será cedido, sem ônus, para a SDS. Além disso, a FPF continua desenvolvendo um projeto de cadastramento de torcedores junto ao Ministério dos Esportes e à Secretaria Estadual de Esportes.
O presidente espera, ainda, conseguir, junto ao Governo do Estado, que se desenvolvam novos estudos, detalhados, visando o aprimoramento do policiamento nas proximidades dos estádios – especificamente onde há uma maior incidência de conflitos – e sobre a forma de condução de torcedores que se encaminham ao local das partidas."

 

Contestação - O juiz titular do Juizado Especial do Torcedor de Pernambuco (Jetep), Aílton Alfredo, explicou que a decisão da FPF ainda poderá ser contestada durante a semana, por clubes, torcedores ou pela Polícia Militar. Neste caso, a legalidade da medida seria analisada pelo Jetep.