Sport

PE2012

Mazola tem resultados a favor para repetir 3-5-2, mas esquema apresenta falhas

Leoninos ainda não conseguiram ajustar a marcação e apoio pelas laterais

postado em 20/04/2012 11:04 / atualizado em 20/04/2012 11:24

Brenno Costa /Diario de Pernambuco

Paulo Paiva/DP/D.A Press
Dos últimos seis jogos que disputou, o Sport entrou em campo no esquema com três zagueiros em cinco ocasiões. Desenho tático que não é o preferido de Mazola. Apesar disso, o treinador tem insistido na formação. Para respaldá-lo, os resultados. Afinal, conseguiu vencer por quatro vezes com essa formação. Desempenho que resulta em 80% de aproveitamento com a trinca defensiva, mas que pode esconder as falhas apresentadas na maioria desses jogos.

A estreia dessa formação aconteceu no jogo com o Ypiranga pela 19ª rodada do Campeonato Pernambucano. Na ocasião, o Sport se encontrava sem o jogador primordial. Contundido, Hamilton não poderia fazer a dupla função de terceiro zagueiro e volante. Na ocasião, o Leão foi superior. Apesar disso, os laterais Moacir e Renê, peças essenciais para a formação, não correspenderam.

No outro duelo, Mazola insistiu na formação. Acabou goleando o Serra Talhada por 5 a 0. Novamente, contudo, o esquema mostrou falhas. O Sport deu muito espaço na entrada da área. O Cangaceiro, com isso, teve boas oportunidades, mas não as converteu. O resultado poderia ter maquiado o desempenho, mas Mazola admitiu o desacerto na marcação.

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Com isso, o treinador promoveu o retorno de Diogo ao time e sacou Naldinho na primeira partida conta o Paysandu. Ainda assim, a equipe voltou a apresentar as mesmas falhas. Cedeu espaço demais para o adversário, que acabou perdendo muitas chances em um jogo abertou e acabou derrotado por 2 a 1.

Na sequência, a partida contra o Porto. Poupando algumas peças, o Sport entrou em campo com time misto. No entanto, o 3-5-2 foi mantido. Dessa vez, o Gavião não agrediu o time rubro-negro. Muito mais porque lhe faltou inspiração. Os três zagueiros Edcarlos, Bruno Aguiar e Tobi mostraram desentrosamento e dificuldade em cobrir espaços abertos. Ainda assim, deu Leão por 3 a 1.

Com as falhas apresentadas e o retorno de Hamilton, Mazola abdicou do 3-5-2 para o jogo da volta com o Papão. Pior. Os leoninos sofreram o maior revés da temporada. As falhas no sistema defensivo repetiram. Os atacantes adversários tiveram espaço de sobra e as laterais foram ineficientes. Impiedoso, o Paysandu aplicou um 4 a 1, que quase custou o cargo de Mazola.

Com a relação estremecida, o comandante foi enfrentar o Santa Cruz e retornou para o 3-5-2 mesmo a presença de Hamilton. Dessa vez, o Sport foi melhor e venceu por 2 a 1. Completou assim, um retrospecto vitorioso para o esquema com três zagueiros. Por outro lado, não escondeu as falhas. Diante do Náutico, os leoninos terão um novo teste. Novos erros podem custar muito caro.

Jogos no 3-5-2

Campeonato Pernambucano
Ypiranga 1x2 Sport
Sport 5x0 Serra Talhada
Porto 1x3 Sport
Sport 2x1 Santa Cruz

Copa do Brasil
Paysandu 2x1 Sport