Sport

PE2012

Para não perder o foco

Árbitros das semifinais e finais do PE2012 também vão ficar em regime de concentração

postado em 21/04/2012 07:18

Tiago Cisneiros /Superesportes

As semifinais do Pernambucano 2012 já começam hoje para árbitros e assistentes escalados para Náutico x Sport e Salgueiro x Santa Cruz. Ao meio-dia, todos eles vão entrar em regime de concentração, em hotéis do Cabo de Santo Agostinho, no litoral Sul do estado, e de Salgueiro. Até o almoço de amanhã, receberão orientações da comissão de arbitragem da Federação Pernambucana de Futebol (FPF). Depois, vão seguir direto para os Aflitos e o Cornélio de Barros.

A novidade foi divulgada ontem à tarde pelo ex-assistente Erich Bandeira, um dos três integrantes da comissão de arbitragem da FPF. Ele ficará responsável pelo trabalho com os sete profissionais (um juiz, dois bandeirinhas, dois quartos árbitros e dois auxiliares atrás da barras) selecionados para o duelo entre Salgueiro e Santa Cruz. Os outros sete, que trabalharão no Clássico dos Clássicos, vão ser acompanhados por Francisco Domingos e Salmo Valentim, no hotel-fazenda Aynara, no Cabo de Sabo Agostinho. O estabelecimento é candidato a centro de treinamento de seleções durante a Copa do Mundo de 2014.

De acordo com Bandeira, o esquema de concentração será repetido na segunda partida da semifinal e nas finais do Pernambucano, como já acontece nas Copas do Mundo. “A Fifa coloca os árbitros até para dormir no quarto dos instrutores. Aqui, eles vão assistir a palestras e vídeos, tanto internacionais, quanto daqui do estado. As regras e os nossos próprios erros, ao longo do campeonato, serão mostrados e discutidos”, explicou. Segundo o ex-assistente, a FPF está investindo cerca de R$ 50 mil nesta preparação de última hora. “Isso mostra o nosso empenho para melhorar a arbitragem local”, declarou.