Sport

Clássico

Sport vence o Náutico nos Aflitos e tem grande vantagem na semifinal do PE2012

Com dois gols de Marcelinho Paraíba, que ainda perdeu um pênalti, Leão venceu o Timbu por 2 a 1 e pode até perder o segundo jogo que fica com a vaga na final

postado em 22/04/2012 17:58 / atualizado em 22/04/2012 18:09

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco

O Sport não fez uma grande partida, mas saiu com a vitória sobre o Náutico por 2 a 1, nos Aflitos, e tem uma enorme vantagem na semifinal do PE2012. Com o resultado, o Leão pode até perder o segundo jogo, na Ilha do Retiro, que ficará com a vaga na final do Estadual. Marcelinho Paraíba, novamente, foi decisivo, marcando os dois gols rubro-negros, apesar de ter perdido um pênalti.

A partida começou equilibrada, com os dois times tocando bem a bola. Após alguns minutos, o Náutico tomou as ações do jogo, chegando com perigo, pelo menos, três vezes. O Timbu marcava bem e saía com rapidez para o ataque. Desperdiçaram chances preciosas Rodrigo Tiuí, duas vezes, e Elicarlos, que em vez de finalizar simulou pênalti.

Postado para sair nos contra-ataques, o Sport mostrou que não estava morto. Jael perdeu um gol feito, cara a cara com Gideão, justamente num contragolpe. Aos 23, no lance seguinte, porém, a bola caiu no pé do jogador mais decisivo do Leão. Marcelinho Paraíba recebeu a bola de Jheimy, dentro da área, e bateu, forte, com o pé direito, abrindo o placar.

Ao contrário do último clássico, o jogo estava bastante movimentado. O Náutico não se abalou com o gol sofrido e continuou com um bom ritmo. Foi recompensado aos 31, quando chegou ao empate. Souza cobrou falta na área e Ronaldo Alves levou a melhor sobre a marcação, tocando de cabeça para o gol.

Não deu nem tempo de respirar. O Sport bateu o meio-campo e foi para o ataque. Jael recebeu dentro da área e foi puxado por César Marques. O árbitro Ricardo Tavares marcou o pênalti. Marcelinho Paraíba foi para a batida. Confiante, cobrou ao seu estilo, mas Gideão caiu muito bem, do lado esquerdo gol, defendendo a cobrança com os pés. Vibração da torcida alvirrubra, mais até que no gol da equipe, minutos antes.

Foi o último lance de perigo do Sport no primeiro tempo. O Náutico voltou a dominar o jogo, jogando com velocidade. O meio-campo atuou em sintonia com o ataque, com Ramón cumprindo o seu papel de articulador. Siloé puxava as jogadas rápidas, enquanto Tiuí atuava mais centralizado. A marcação também continuou firme. Faltou, no entanto, acertar as finalizações. Novamente, o Timbu criou diversas chances, mas não marcou o gol. No último lance da primeira etapa, Souza cobrou, com capricho, falta, que tocou na trave direita de Magrão.

Sport adiantou a marcação, impondo maior dificuldade para o Náutico sair para o jogo, ao contrário do que acontecia no primeiro tempo. Para dificultar ainda mais a vida do Timbu, Elicarlos foi expulso logo no início do segundo tempo. Após um início truncado, a partida voltou a ficar movimentada. O Leão tomou mais a iniciativa de sair para o ataque, mas o Timbu conseguiu emplacar alguns contra-ataques.

Mesmo com um jogador a menos, o Náutico continuou melhor na partida, criando seguidas chances de marcar. Aos 19, Magrão fez a defesa do jogo, em chute de Souza, que desviou na zaga e quase entrou. O goleiro rubro-negro tirou com a ponta dos dedos.O ímpeto alvirrubro, porém, praticamente cessou por volta dos 25 minutos. Foi o limite físico da equipe. O grande exemplo foi Ramón, que, exausto, pediu para deixar o campo, mas teve que continuar, pois as três substituições já haviam sido feitas.

Inteligente, o Sport se aproveitou da melhor condição física. Passou a tocar mais a bola, cansando ainda mais o adversário. Aos 34, o lance que decidiu o jogo. Moacir entrou na área e foi derrubado por Jefferson. Novo pênalti para o Sport. Marcelinho Paraíba foi novamente para a cobrança e dessa vez não desperdiçou. Gideão caiu no canto certo, tocou na bola, mas ela entrou: 2 a 1 para o Leão.

O Sport poderia ter matado a semifinal com mais um gol, mas a verdade é que o time não fez uma boa partida, apesar da vitória. Vai para o segundo jogo, porém, em casa, com uma grande vantagem.

Ficha do jogo

Náutico
Gideão; João Ananias, Marlon (César Marques), Ronaldo Alves e Jefferson; Elicarlos, Derley, Souza e Ramón; Rodrigo Tiuí (Léo Santos) e Siloé (Lenon). Técnico: Alexandre Gallo

Sport;

Magrão; Bruno Aguiar, Tobi e Edcarlos; Moacir, Hamilton, Marquinho Paraná, Marcelinho Paraíba (Ruan) e Renê (Julinho); Jheimy (Rivaldo) e Jael. Técnico: Mazola

Local: Aflitos. Árbitro: Ricardo Tavares. Assistentes: Pedro Wanderley e Clóvis Amaral. Gols: Marcelinho Paraíba (2), Ronaldo Alves. Cartões amarelos: Marcelinho Paraíba, Renê, Moacir, Hamilton, Edcarlos, Tobi, Julinho, Ruan (S), César Marques, Derley, Rodrigo Tiuí, Jefferson, Léo Santos e Souza (N). Cartão vermelho: Elicarlos (N). Público: 12.694. Renda: R$ 220.025.