Sport

Arbitragem

Cinco árbitros credenciados para clássico na Ilha

Ricardo Tavares não apita o jogo novamente e Niélson Nogueira poderá participar do sorteio com os outros cinco árbitros para comandar a partida

postado em 24/04/2012 08:53

Gleydson Leite, Gilberto Castro Júnior, Sebastião Rufino Filho, Neílson Santos e Sandro Meira Ricci. Um deles deve assinar a súmula da segunda semifinal entre Sport e Náutico, na Ilha do Retiro, no próximo domingo. É possível, ainda, que Niélson Nogueira, árbitro do primeiro duelo entre Salgueiro e Santa Cruz, participe do sorteio. Como de costume, Ricardo Tavares, responsável pelo jogo nos Aflitos, não apitará o confronto novamente. Poderá, no entanto, atuar no Arruda.

Segundo a Comissão de Arbitragem da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), os sete juízes citados foram os melhores da primeira fase do Estadual e, por isso, são candidatos a apitar as semifinais e finais. “A gente investiga se eles tiveram problema com as equipes e analisa as notas dos observadores, os desempenhos nos testes físico e técnico, a presença em reuniões e treinamentos”, explicou o ex-assistente Erich Bandeira, integrante da comissão. Segundo ele, em breve, a FPF terá um ranking oficial, que servirá de base para decisões desse tipo.

O líder no “campeonato do apito” de 2012, por enquanto, é Meira Ricci, que passou a integrar o quadro local em março, vindo da Federação Brasiliense. Só ele, Neílson Santos, Gleydson Leite e Rufino Filho não atuaram nos primeiros jogos das semifinais. Os dois últimos, no entanto, participaram dos sorteios.

Meira Ricci não havia sido escalado por estar vindo de cinco atuações e devido a uma lesão na panturrilha. Segundo Erich Bandeira, porém, o árbitro já deve estar apto no próximo domingo. Do quadro local, ele é o único que possui o perfil desejado pelo Sport para a fase final do Estadual. “Nossa solicitação é que seja da Fifa. Pode ser ele ou trazer alguém de fora”, disse o presidente Gustavo Dubeux.

Polêmica

Ontem, o árbitro Ricardo Tavares afirmou, ao Superesportes, que não errou no último Clássico dos Clássicos e que os jogadores do Náutico mentiram ao dizer que ele “diminuiu” o clube. Leia a reportagem em www.pe.superesportes.com.br.

Campeonato do apito em 2012


1º Sandro Meira Ricci
2º Sebastião Rufino Filho
3º Ricardo Tavares
4º Gleydson Leite
5º Gilberto Castro Júnior
6º Neílson Santos
7º Niélson Nogueira

Fonte: Comissão de Arbitragem
da FPF