Sport

PE2012

Aos 41 anos, Neílson Santos apita segundo clássico na carreira visando à consolidação

Experiente, o árbitro só apitou um clássico em Pernambucanos: Sport 2 x 1 Santa Cruz, pela primeira fase do Estadual 2012

postado em 03/05/2012 16:47

Tiago Cisneiros /Superesportes

Neílson Santos não sabia que estava escalado para a primeira partida final entre Sport e Santa Cruz, no Arruda, neste domingo. Foi informado há pouco, pela reportagem do Superesportes. Embora tenha 41 anos de idade e 20 de profissão, este será apenas o seu segundo clássico em Campeonatos Pernambucanos. Para ele, uma boa oportunidade para se consolidar no quadro local.

O árbitro, que venceu o sorteio contra Sandro Meira Ricci (responsável pela partida de volta, na Ilha do Retiro), admitiu que a responsabilidade de apitar a final é "muito grande". No entanto, disse que encara este duelo como todos os outros. "Para o árbitro, todo jogo é o mais importante."

Apesar do discurso, ele vê a escalação como uma boa chance de firmar-se na carreira, interrompida entre 2006 e 2008. "Eu me aposentei e, depois, decidi voltar. Desde então, venho numa retomada e, agora, espero que seja o momento de consolidar", afirmou. Para isso, Neílson promete se esforçar em Santa Cruz x Sport. "Que a minha atuação não dê margem a dúvidas, falhas e polêmicas."

Experiência - Apesar de estar entre os mais antigos árbitros do quadro local, Neílson Santos só apitou um clássico em Pernambucanos: o Sport 2 x 1 Santa Cruz, última partida da primeira fase do atual Estadual. O fato de ter sido escalado em dois dérbis na mesma temporada, aos 41 anos de idade, é visto, por ele, como um reconhecimento ao seu desempenho, mas, também, como uma busca por equilíbrio.

"Acho que é circunstancial. Estou vivendo um bom momento na carreira. Além disso, às vezes, quando se perde o equilíbrio, procura-se alguém mais experiente, para reencontrá-lo", avaliou.