Sport

PE2012

Apito, de novo, na berlinda

Escalados para as finais, Neílson Santos e Sandro Meira Ricci já sofrem pressão de Santa e Sport

postado em 04/05/2012 08:17 / atualizado em 04/05/2012 08:19

Tiago Cisneiros /Superesportes

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Bastou que os nomes de Neílson Santos e Sandro Meira Ricci fossem sorteados para o primeiro e o segundo jogo das finais do Pernambucano 2012, nos dois próximos domingos, para que as polêmicas voltassem com força total. A diretoria do Sport, que vem solicitando a presença de árbitros com credencial Fifa, tratou de publicar, em seu site, uma nota oficial repudiando a escolha de profissionais do quadro local. Já o presidente do Santa Cruz, Antônio Luiz Neto, valorizou o juiz da partida no Arruda, mas se mostrou reticente quanto à atuação de Meira Ricci. O dirigente foi além e disse que, com o manifesto virtual, o clube rubro-negro já deu início a “mais uma pressão” sobre os homens do apito.

Na nota oficial, assinada pelo presidente Gustavo Dubeux e pelos diretores de futebol Aluísio Maluf, Guilherme Beltrão e José Aécio Vieira Filho, o Sport classifica a escalação de árbitros locais como uma “imposição” da Federação Pernambucana de Futebol (FPF). Os dirigentes expõem seu “temor” de que as finais não sejam conduzidas “com a isenção e equilíbrio que o evento exige” e afirmam que os “seguidos erros” da arbitragem “contribuíram e contribuem decisivamente para o clima de verdadeira insegurança” das últimas semanas. Por fim, garantem que o clube “se manterá vigilante” e transferem, para a FPF, “toda a responsabilidade relativamente ao desenrolar desses jogos finais e seus eventuais desdobramentos”, inclusive “quanto à lisura dos resultados e a paz nos estádios”.

O presidente tricolor, Antônio Luiz Neto, rotulou a nota oficial do Sport como “mais uma pressão” sobre a arbitragem. Em relação aos árbitros, aprovou o nome de Neílson Santos. “Preferimos profissionais da Federação Pernambucana, o que teremos no primeiro jogo. Esperamos que façam um belo trabalho e que não haja erros, sobretudo, contra o Santa Cruz, que já foi muito penalizado durante todo o Estadual.” O mandatário mostrou apreensão quanto a Sandro Meira Ricci. “Não o consideramos um juiz do quadro local. Respeitamos o seu trabalho, mas torcemos para que não atue de forma que o nosso clube saia prejudicado da Ilha do Retiro, como aconteceu com o Náutico, na semifinal que ele apitou”, afirmou, um tanto chataeado com a escolha, o presidente coral.

Santa Cruz x Sport

6/5, 16h - Arruda

Árbitro: Neílson Santos
Assistentes: Elan Vieira e Charles Rosas
Quartos árbitros: Sebastião Rufino Filho e Wlademir Lins
Assistentes de linha: Anderson Freitas e Ricardo Jorge

Sport x Santa Cruz

13/05, 16h - Ilha do Retiro

Árbitro: Sandro Meira Ricci
Assistentes: Pedro Wanderley e Clóvis Amaral
Quartos árbitros: Gilberto Castro Jr. e Roberto José
Assistentes de linha: Gleydson Leite e Giorgio Wilton

Entrevista >> Neílson Santos

“Não quero dar margens a erros”

Qual é a sua expectativa em relação à final de domingo? Considera que o jogo será tranquilo ou terá um peso diferente?
A expectativa do árbitro é diferente do jogador. Para nós, toda partida é a mais importante. Apitar este jogo é uma responsabilidade muito grande, mas o encaro como todos os outros. Minha ideia é atuar de forma que não dê margem a falhas, dúvidas e polêmicas. Espero cumprir com meus anseios.

Neste Pernambucano, você já apitou algum clássico?
Já. Apitei Sport e Santa Cruz, na Ilha, no fechamento da primeira fase. O Sport venceu por 2 a 1.

Você é um dos árbitros mais experientes do quadro local. Qual a sua idade e quanto tempo tem de carreira?
Tenho 41 anos e apito desde 1992, sempre no quadro da FPF. Também fui da Confederação Brasileira de Futebol entre 1994 e 2006.

Nesses 20 anos, você já apitou muitos clássicos?
Na verdade, não tenho muitos clássicos locais. Atuei mais em alguns regionais. Este será o meu terceiro com times pernambucanos e o segundo no Estadual.

Como você enxerga o fato de ser escalado para os seus dois primeiros clássicos em Pernambucanos, no mesmo ano, depois de tanto tempo de carreira?
Acho que é uma questão circunstancial. Estou vivendo um bom momento. Além disso, às vezes, quando se perde o equilíbrio em alguma coisa, procura-se alguém mais experiente, para tentar recuperá-lo.