Sport

PE2012

Sport invicto há 17 jogos

Leoninos precisam manter sequência sem derrotas para serem campeões

PAULO PAIVA/ESP. DP/D.A PRESS
O Sport tem um motivo extra para confiar na manutenção da invencibilidade do 13 de maio e na conquista do título estadual de 2012. Na atual edição do Pernambucano, o Leão está invicto há 17 jogos. A última derrota foi para o Ypiranga, na Ilha, por 1 a 0, em 8 de fevereiro, ainda no primeiro turno da fase classificatória. Desde então, o Sport venceu 12 duelos e empatou cinco. Vale ressaltar que o retrospecto contabiliza apenas o Estadual, já que o Sport possui duas derrotas no período, ambas na Copa do Brasil, para o Paysandu.

Há, no entanto, algumas particularidades acerca daquele confronto com a Máquina de Costura. Os rubro-negros vinham da “excursão” pelo Sertão, onde perderam do Salgueiro e venceram o Serra Talhada. Mas a equipe voltava ainda com algumas baixas na bagagem. O lateral esquerdo Willian Rocha, que vinha se destacando, rompera os ligamentos cruzados do joelho diante do Carcará. Além disso, o meia Marcelinho Paraíba recebera o terceiro cartão amarelo contra o Cangaceiro e também desfalcou o Leão no encontro com o Ypiranga.

Com tantos números e retrospectos favoráveis, só dois fatores preocupam o Sport no início de preparação para o segundo jogo da final - o time se reapresenta hoje ao técnico Mazola. O primeiro é irremediável. O zagueiro Tobi recebeu o terceiro cartão amarelo no jogo do Arruda e está suspenso. A partir dos treinos de hoje, o treinador começa a definir o seu substituto, já que dificilmente abrirá mão da formação com três zagueiros. O suplente natural é Aílson.

O segundo problema envolve o craque do time, o meia Marcelinho Paraíba. Mazola tentou minimizar a atitude do atleta ao ser substituído, mas o mal-estar foi instalado. Resta saber como a diretoria e a comissão técnica lidarão com a nova polêmica envolvendo o camisa 10. Depois de 28 partidas, a dependência rubro-negra em relação ao meia é evidente. E ainda que o Sport conte com a vantagem de jogar pelo empate e ainda assim conquistar seu 40º Estadual, a ausência de Marcelinho sequer é cogitada na Ilha.
Arte/Diario de Pernambuco