Sport

PE2012

Final entre Santa Cruz e Sport vai muito além das estratégias em campo

Treinadores mudam rotina de entrevistas e treino para surpreender

postado em 09/05/2012 08:09 / atualizado em 09/05/2012 08:17

Daniel Leal /Diario de Pernambuco , Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

Diario de Pernambuco
A edição 2012 do Campeonato Pernambucano chegou à sua última semana. E apesar do nível técnico para lá de preocupante, a tensão que antecede a decisão do título já está afetando rubro-negros e tricolores. No Arruda, além dos tradicionais treinos secretos, há também uma série de regras acerca das entrevistas. Até os médicos foram proibidos de conversar com a imprensa. Na Ilha do Retiro, os próximos dias serão de administração da crise instalada com o episódio envolvendo o técnico Mazola Júnior e o meia Marcelinho Paraíba.

Do lado leonino, os discursos parecem ensaiados. Dirigentes, integrantes da comissão técnica e os jogadores justificam o destempero do camisa 10 através da “vontade de vencer”. Na prática, porém, já é possível ver alguns reflexos da atitude observada nos minutos finais do jogo no Arruda. Desde então, Marcelinho está sendo blindado. O jogador, que até então fez questão de esclarecer todas as polêmicas em que esteve envolvido, ainda não falou com os jornalistas. E dificilmente o fará.

No centro da polêmica, Mazola precisará encontrar o substituto do zagueiro Tobi, que recebeu o terceiro amarelo no jogo do último domingo. Até então, é incerto saber quando e em que treinamento ele fará isso. Na programação divulgada pela assessoria, apenas treinos abertos, e todos na Ilha do Retiro. Vale lembrar, entretanto, que na semana anterior, ele resolveu fechar os portões do centro de treinamento em uma das atividades.

Pelo lado tricolor, a ordem do técnico Zé Teodoro foi que os treinos de hoje, amanhã e sexta-feira serão fechados à imprensa e aos torcedores. Jogadores também estão cientes da proibição de dar entrevistas fora do Arruda ou participarem de qualquer programa esportivo. A medida, todavia, não desagrada aos jogadores. Pelo contrário. “É bom para ficarmos focados esta semana, com concentração total no jogo. Também vamos poder descansar nos momentos de folga e tirar um pouco do oba-oba. Vamos deixar isso para a semana que vem e ficar concentrados para a decisão”, disse William.

O zagueiro não deixou de pontuar que o treino secreto também é bastante positivo no momento decisivo. “Todo mistério, tudo isso ajuda a fazer algo diferente e dificultar o máximo para eles (o Sport) não saberem como a gente vai entrar em campo. Não sei o que o Zé (Teodoro) tem na cabeça, mas temos que ganhar e o que ele pedir vamos fazer da melhor maneira para sairmos vitoriosos e com o bicampeonato na Ilha do Retiro”, afirmou.