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Torcer e curtir

Liderados pelo Sport, clubes pernambucanos, enfim, se renderam às redes sociais

postado em 09/05/2012 08:18 / atualizado em 09/05/2012 08:21

Cassio Zirpoli /Diario de Pernambuco

As redes sociais vêm ganhando o status de prioridade na web para os clubes de futebol. Tanto no Facebook (46 milhões de usuários) quanto no Twitter (33 milhões), o Brasil aparece em segundo lugar no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Então, não seguir este caminho seria não compreender a transformação da internet. Atualmente, o internauta utiliza cada vez mais programas para canalizar as suas preferências na recepção das informações. Em um ano, Sport, Náutico e Santa enumeraram ações para cativar este enorme público, devidamente fidelizado, segundo as cores de cada bandeira, claro. A ideia é resultado direto dos acessos com crescimento brando nos sites, ao contrários dos perfis oficiais nas redes.

Ontem, o Leão entrou no rol dos maiores clubes digitais do país ao estabelecer a expressiva marca de 100 mil torcedores em sua fan page no Facebook. O número é 17 vezes maior que o registrado há um ano, quando o Superesportes fez o primeiro levantamento. Para alavancar o número de torcedores, o clube destinou profissionais para esta função específica. Não por acaso, em fevereiro o Sport foi o time com mais mensagens postadas no Facebook entre os 20 da primeira divisão nacional deste ano, com 230 publicações. O Flamengo, o segundo colocado, escreveu 130 vezes. O mesmo se aplica ao Twitter. No microblog, o Leão teve 332 “tuitadas”, 83 a mais que o segundo lugar, o Fluminense.

Criatividade

Para André Fontenelle, diretor de tecnologia da informação (TI) do Rubro-negro, o aumento é uma consequência geral nos times que “criam ações criativas”, captando a necessidade da respectiva torcida. Interação associada a promoções e notícias em “primeira mão”, com uma agilidade à frente dos sites oficiais formam a receita que vem dando certo em todo o mundo. Real Madrid e Barcelona ocupam o topo no Facebook, com 28,8 milhões de fãs para o Barça e 26,2 mi para o Real. Para tentar se aproximar do rival da Ilha, alvirrubros e tricolores já traçam metas. No Timbu, será lançado um novo layout do seu site oficial em 45 dias, junto ao grande projeto, a “rede social alvirrubra”, agregando os perfis das duas principais páginas.

Segundo Toninho Feitosa, diretor de relacionamento do Alvirrubro, uma empresa deverá ser contratada para suprir a demanda nas redes sociais, uma queixa da torcida. “Sabemos que estamos pecando nas redes sociais, mas estamos com um planejamento para investir, pois isso é nossa prioridade”, diz. A explicação é simples. “Pela redes sociais temos uma resposta mais rápida dos nossos clientes (torcedores), sem contar que a amplitude é maior que a de um site estático.”

No caso coral, foi iniciada uma campanha para “acordar” o tricolor, uma vez que o crescimento anual na rede foi pífio, de 2.347 para 5.190. A meta é chegar a 20 mil pessoas. No Nordeste, o líder é o Bahia, com 114 mil. Para incrementar o movimento, a diretoria lançou uma promoção para dar camisas oficiais a usuários sorteados entre aqueles que não só “curtiram” a fan page como angariaram novos adeptos. Ou seja, a ordem atual é torcer na arquibancada e curtir na internet…