Sport

PE2012

Quer ser campeão? Pergunte-me como

Treinadores algozes de Sport e Santa dão a dica para levantar a taça

Montagem/Diario de Pernambuco
Apenas dois treinadores conseguiram o feito de vencer tanto o Sport quanto o Santa Cruz neste Estadual. Neco, do Salgueiro, venceu o Leão uma vez e o Tricolor outras duas (apesar de ter sido eliminado para o mesmo clube nas semifinais). Reginaldo Souza, então técnico do Ypiranga, bateu o Sport em plena Ilha do Retiro e o Santa Cruz no Otávio Limeira. O Superesportes foi atrás da dupla e perguntou: qual o segredo para vencer os dois times que farão a final do Estadual neste domingo?

O Ypiranga foi o único time a vencer o Sport na Ilha do Retiro no Estadual. Foi também um dos poucos a, na condição de mandante, derrotar o Santa Cruz. Trunfos conquistados quando a Máquina de Costura estava sob a batuta de Reginaldo Sousa. “A nossa estratégia era estar atento para não errar na defesa e aproveitar um erro do adversário. Fomos ‘comendo pelas beiradas’ e conseguimos as vitórias”, lembra .

Mas Sousa espera estratégias parecidas das duas equipes, e semelhantes à utilizada pelo Ypiranga. “Não será um jogo aberto. Vai ser truncado, com marcação forte dos dois lados. Vai ser campeão quem conseguir marcar bem na defesa e no meio-campo e conseguir aproveitar um erro do adversário”, afirma ele, atribuindo uma leve vantagem ao Santa Cruz por conta da evolução apresentada na reta final do Estadual. “É a minha opinião. Mas vai ser um jogo muito igual.”

Já Neco deixou bem claro que a mesma fórmula que o Carcará usou para vencer um foi utilizada para bater o outro. Com a simplicidade peculiar de quem armou o time mais regular da competição, o treinador descartou segredos. “Não tem nada de especial. O segredo foi fazer o time acreditar que poderia vencer. Geralmente, as equipes do interior vão pensando em não perder. Mas tem que dar confiança a eles. Se foram escolhidos para atuar no Pernambucano, por que jogar com medo?” disse.

Neco ainda mandou um alerta aos marcadores. “Os artilheiros do campeonato são Dênis Marques e Marcelinho. Você não pode deixá-los jogar. No caso de Dênis, não pode dar espaço para chutar… E Marcelinho é muito bom nas cobranças. Então, é preciso evitar faltas frontais e laterais”, concluiu.

No PE2012
Neco conseguiu manter a base do time do Carcará rebaixado da Série B no anterior. Fez uma campanha perene durante toda a competição e chegou a ser apontado como a equipe sensação do Estadual, ganhando o título de melhor time do interior dos últimos tempos. Foi eliminado pelo Santa Cruz nas semifinais.

Reginaldo Sousa começou o Estadual com o Serra Talhada, foi demitido após uma queda vertiginosa de rendimento e assumiu o Ypiranga, de onde também saiu antes do término da competição, a duas rodadas do fim. Hoje está no Chã Grande, que vai disputar a Série A2 do Pernambucano.