Sport

PE2012

Até aonde vai a encenação de Mazola?

Treino "secreto" do Sport teve o time com a mesma postura do primeiro jogo da decisão

postado em 11/05/2012 08:23 / atualizado em 11/05/2012 08:26

Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

Imagem: HELDER TAVARES/DP/D.A PRESS
A decisão de Mazola Júnior em realizar um treino de portões fechados na Ilha do Retiro levou muitos a acreditarem que tudo poderia não passar de um blefe. Afinal de contas, o próprio treinador já havia destacado a impossibilidade de esconder alguma coisa com tantas janelas voltadas para o gramado do estádio. Tudo, portanto, não passaria de uma tentativa de ludibriar os tricolores – adversários da final do próximo domingo – em relação à formação leonina. Mas se o que a reportagem do Superesportes presenciou de uma das varandas vizinhas foi teatro, a encenação foi muito bem feita.

A distribuição dos coletes reforçou as suspeitas de que o Sport deve realmente repetir a proposta do confronto anterior com o Santa Cruz. A equipe titular foi armada no 3-5-2, apenas com uma alteração pontual em relação ao jogo do último domingo. A ausência de Tobi no comando da zaga foi suprida pela entrada de Ailson ao lado de Bruno Aguiar e Edcarlos. No mais, o time foi absolutamente o mesmo. Inclusive com o retorno do volante Hamilton aos trabalhos regulares. O cabeça-de-área, que precisou passar por um teste antes da partida do Arruda, vinha sendo poupado das atividades desta semana por conta de uma torção no tornozelo.

A atividade foi marcada por uma movimentação intensa dos atletas, que mostraram bastante empenho durante todo o coletivo. Vez por outra, Mazola interrompia uma jogada para corrigir o posicionamento de seus comandados. E frequentemente, interagia com o meia Marcelinho Paraíba. Sinal de que qualquer resquício da polêmica protagonizada pelos dois no primeiro confronto da final foi deixado de lado, em detrimento da busca pelo título. E, ao contrário do que vinha sendo cogitado, Marcelinho atuou como homem de ligação da equipe. O ataque foi formado novamente por Jheimy e Jael.

Na segunda metade da movimentação, Mazola ainda testou o setor ofensivo com Marquinhos Gabriel e Ruan, além de ter substituído o zagueiro Ailson pelo volante Naldinho, mudando o esquema para o 4-4-2.