Sport

Histórico

Relembre a trajetória de Mazola no Sport

Treinador foi demitido após perder a final do Campeonato Pernambucano

postado em 14/05/2012 07:59 / atualizado em 14/05/2012 13:31

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Helder Tavares/DP/D.A Press

Mazola Júnior não resistiu à derrota para o Santa Cruz, que culminou na perda do título do Campeonato Pernambucano. Embora sob a pressão da torcida para que deixasse o cargo praticamente desde o começo da temporada, o treinador acabou sendo mantido pelo presidente do clube, Gustavo Dubeux. Na corda bamba, a demissão era dada como certa quando o Leão perdeu de 4 a 1 para o Paysandu, em casa, na primeira fase da Copa do Brasil.

Mas o comandante seguiu no cargo, envolvendo-se em polêmicas com jogadores do elenco. Era claro que não tinha o plantel na mão. O exemplo maior foi  a falta de pulso após as reações intempestivas de Marcelinho Paraíba, líder do grupo, ao ser substituído em alguns jogos. A saída de Mazola era iminente. Informações davam conta que, mesmo se fosse campeão estadual, ele não permaneceria na Série A. O estopim para a sua saída foi o revés na decisão do PE2012.

Histórico na Ilha

Mesmo com o Sport no G4 da Série B 2011, a diretoria resolver demitir o técnico Hélio dos Anjos. Promoveu Mazola Júnior, treinador da equipe sub-20, ao posto de comandante do time principal. Aos 42 anos, ele havia sido contratado no começo da temporada para substituir Levi Gomes nos trabalhos de base. Antes, havia sido auxiliar no Cruzeiro, no Atlético Mineiro, no Kashima Reysol (do Japão), treinou times de pouca expressão em Portugal, além do Ituano.

Ele não esperava o que viria pela frente na Ilha. Pelo profissional do Sport, estreou na sétima rodada da Segundona e saiu na 18ª, com o Leão fora do grupo dos grupo melhores da competição. Em 11 jogos disputados, conseguiu apenas quatro vitórias, dois empates e cinco derrotas.

Depois de um revés para a Portuguesa (3 a 2, na Ilha) acabou voltando à função de auxiliar-técnico. PC Gusmão assumiu o cargo. Não engrenou e foi demitido após perder um clássico para o Náutico (2 a 0, nos Aflitos). Faltando cinco partidas para o término do campeonato, Mazola novamente foi acionado.

Na ocasião, os leoninos tinham remotas chances subir. Contudo, Mazola conseguiu o acesso à Primeira Divisão, com quatro vitórias, um empate e uma boa dose de sorte na combinação de resultados dos concorrentes que brigavam pelo G4. Graças ao feito, teve o seu contrato renovado para o PE2012. Foi o primeiro treinador do Sport a superar a marca de 35 jogos à frente do clube desde a Era Nelsinho Batista. Também teve o melhor desempenho como comandante leonino, desde Batista.

Em clássicos

Mazola só perdeu um clássico enquanto esteve no Sport, justamente o que valia o título. Todos válidos pelo Campeonato Pernambucanos deste ano. Em oito partidas comandando o Leão, conseguiu quatro vitórias, três empates e uma derrota. Ele deixa o Rubro-negro, porém, sem ter perdido para o Náutico.

Relembre:
Helder Tavares/DP/D.A Press


Sport 4 x 3 Náutico, Ilha - 29 de janeiro

Santa Cruz 1 x 3 Sport, Arruda - 16 de fevereiro

Náutico 0 x 0 Sport, Aflitos - 25 de março

Sport 2 x 1 Santa Cruz, Ilha - 15 de abril

Náutico 1 x 2 Sport, Aflitos - 22 de abril

Sport 0 x 0 Náutico, Ilha - 29 de abril

Santa Cruz 0 x 0 Sport, Arruda - 06 de maio

Sport 2 x 3 Santa Cruz, Ilha - 13 de maio

Metralhadora

Enquanto esteve na Ilha do Retiro, Mazola Júnior ainda mostrou-se um grande frasista. Não media as palavras. Veja algumas das frases proferidas pelo ex-treinador rubro-negro:

"O Sport será campeão pernambucano e fará uma belíssima campanha na Copa do Brasil para embalar de vez para a disputa do Brasileiro. E vamos conseguir uma vaga numa competição internacional. Vamos fazer de tudo para ter um ano maravilhoso e, em dezembro, estarei aqui com vocês", ao subir com time para a Série A em 2011.

"A palavra dele tem pouca credibilidade aqui em Recife", em relação a Carlinhos Bala. "Ele é um mau caráter", de novo em direção a Bala, depois da final deste Campeonato Pernambucano.

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
"Quem manda na jaula é o Leão", fazendo uma analogia ao estádio da Ilha do Retiro.

"A minha namorada...", referindo-se constantemente à torcida do Sport.

"Podem perguntar a qualquer jogador do Náutico ou do Santa Cruz se gostariam de jogar no Sport. Teve até quem se ofereceu", alfinetando os rivais.

"Trabalho no Sport, o melhor clube de Pernambuco", novamente apimentando a
rivalidade com Náutico e Santa Cruz.

"Se isso fosse como o nosso irmão da cidade (Náutico), que está há quatro partidas sem ganhar, isso aqui estaria um inferno. Mas lá ninguém fala”, de novo em relação ao Timbu.

"Aqui tem coisa boa para se falar, mas só falam de coisas ruins. Os jogadores que estão entrando estão dando conta do recado. Luiz Felipe Scolari reclamou que no Palmeiras tem a turma do amendoim. Aqui tem a turma do lexotan, todo mundo depressivo, reclamando", em críticas aos profissionais da imprensa pernambucana.

"Ele tem crédito na firma", amenizando insatisfação de Marcelinho Paraíba ao ser substiuído no primeiro jogo da final do Estadual contra o Santa Cruz.

"Eu gosto que o jogador venha falar na minha cara", sobre a declaração que o atacante Jael deu para a imprensa, contestando o esquema de jogo do treinador.

"Houve jornalista ligando para o presidente oferecendo treinador", após deixar o comando do clube. Em seguida, Mazola foi desmentido por Gustavo Dubeux.

Números

Geral

Jogos 44

Vitórias 24

Empates 10

Derrotas 10

Gols-pró 84

Gols contra 52

Saldo de gols 32

Aproveitamento 54,54%

Série B 2011


Jogos 16

Vitórias 8

Empates 3

Derrotas 5

Gols-pró 34

Gols contra 21

Saldo de gols 13

Pernambucano 2012

Jogos 26

Vitórias 16

Empates 7

Derrotas 3

Gols-pró 48

Gols contra 25

Saldo de gols 22

Copa do Brasil 2012

Jogos 2

Vitórias 0

Empates 0

Derrotas 2

Gols-pró 2

Gols contra 6

Saldo de gols -4