Sport

Mudança

Estadual mais enxuto em 2013

Por causa do Campeonato do Nordeste, Pernambucano passa por mudança

O futebol pernambucano passará por uma profunda transformação na próxima temporada. Com a volta da Copa do Nordeste ao calendário oficial da CBF, por pelo menos dez anos, o Estadual terá que dividir espaço com o regional. Como o calendário já era demasiadamente apertado, a divisão é literal. De janeiro até o fim de fevereiro, apenas o Nordestão. De março até a metade de maio, a fase final do campeonato estadual, mais enxuto. Entenda “fase final” como o torneio de fato e de direito, com os principais clubes.

Em viagem ao Sudeste, onde vem representando a CBF, o presidente da FPF, Evandro Carvalho, confirmou ao Superesportes que seis fórmulas já foram criadas após a confirmação de até 16 datas para a etapa decisiva do Estadual. Na primeira, que terá a presença do Náutico, fora do regional, os clubes disputariam cinco vagas, juntando-se a Santa, Sport e Salgueiro depois.

A federação pernambucana pleiteava até 14 datas, mas, na reunião da última terça-feira, o presidente da CBF, José Maria Marin, acabou cedendo mais duas. Desta forma, a segunda fase deverá contar com oito clubes, com jogos de ida e volta, totalizando 14 rodadas. A decisão do campeão é a grande dúvida. Dois turnos, apontando os finalistas? Fase única com os dois melhores decidindo a taça em duas partidas? Pontos corridos? Essa dúvida deverá começar a ser desvendada a partir de segunda-feira, quando Evandro convocará uma reunião na sede da FPF, com a diretoria da entidade, clubes e imprensa. O modelo deve ser finalizado até o próximo mês.

Os modelos propostos foram criados pelo departamento técnico de uma universidade, de nome não revelado.“Existem variantes, como ponto de vista econômico, aceitação da média e fluxo de torcedores. Contratamos uma equipe para avaliar isso tudo e melhorar o campeonato com esse número menor de datas”, disse Evandro, que antecipou a premiação para o melhor time do interior em 2013.

“Eu quero alavancar o campeonato. Para que Sport, Náutico e Santa não fiquem acomodados, eu preciso de mais uns dois ‘Salgueiros’ dando trabalho. Um prêmio em dinheiro ajuda nesta meta”. Em 2012, o torneio registrou 1.260.458 pessoas no borderô, o maior dado absoluto da história local. A média foi a segunda maior – considerando os dados desde 1990 -, de 9.133 torcedores.

As Propostas

Primeira fase

1) Doze times, incluindo o Náutico e desconsiderando os três do regional (Santa, Sport e Salgueiro). Turno único, com os cinco melhores se classificando à fase decisiva, juntamente aos três do Nordestão.

2) Os nove clubes do Estadual, sem o trio confirmado no Nordestão, disputariam um turno único. Os cinco melhores avançariam.

Fase final

1) Com oito times, o campeonato de fato teria 14 rodadas, com jogos de ida e volta, de fevereiro a abril. Os dois melhores fariam a decisão.

2) As oito equipes jogariam dois turnos. Os vencedores fariam a final. Caso um time ganhe as duas fases, será o campeão.

3) Pontos corridos. Os oito clubes se enfrentariam em jogos de ida e volta e ao fim de 14 rodadas o maior pontuador seria o campeão, sem direito a jogo desempate.