Sport

Série A

O que Mancini vai encontrar no Sport?

Técnico terá que contornar a pequena turbulência causada pela perda do título estadual

postado em 18/05/2012 08:34 / atualizado em 18/05/2012 11:12

Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

A chegada de um novo treinador dificilmente acontece num cenário de tranquilidade. E certamente Vágner Mancini não encontrará muitos sorrisos quando aparecer na Ilha do Retiro. A desconfiança da torcida com o desempenho do time foi potencializada pela eliminação precoce na Copa do Brasil e escancarada após a perda de mais um Pernambucano para o Santa Cruz. No auge da crise em seu departamento de futebol, os rubro-negros despediram-se também de Marcelinho Paraíba, que acertou com o Barueri por duas temporadas. Há quem garanta, porém, que este último pode ter sido um passo importante para a reestruturação da paz no clube. A apresentação oficial do novo técnico está marcada para as 16h.

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
O fracasso do time nos objetivos traçados para o primeiro semestre não deixou marcas apenas entre os torcedores. O abatimento também pode ser visto dentro do elenco leonino. Principalmente nos jogadores com mais identificação com o Sport. Caso do volante Hamilton, que jogou as últimas três partidas do Pernambucano no sacrifício. Em tratamento de uma inflamação no pé esquerdo, o cabeça de área revelou estar envergonhado pela perda do título. “É tão difícil que eu estou fazendo de tudo para nem sair de casa. Eu sei o que a torcida estava esperando e é difícil encarar ela na rua”, revelou.

Além disso, Mancini precisará de jogo de cintura para lidar com um dos maiores pesadelos dos treinadores: o racha do grupo. Algumas situações delicadas que foram mal administradas acabaram gerando um desconforto entre os atletas. Entre as questões apontadas, as constantes reclamações de Marcelinho Paraíba com os colegas durante os jogos e também o envolvimento do meia em polêmicas fora do campo. Por isso, apesar de o camisa 10 ter sido decisivo em várias partidas, a expectativa é de que sua saída deixe o clima mais leve nos vestiários.

Por outro lado, a ausência de Marcelinho deixa o novo treinador com sérias restrições estratégicas. Afinal, o jogador era praticamente o único meia do elenco. Tanto que, para a estreia contra o Flamengo, o interino Gustavo Bueno vai improvisar o setor com o lateral Thiaguinho. E até agora a diretoria não tem boas notícias para o técnico. As dificuldades para encontrar são grandes.