Sport

Série A

Cauteloso, Vágner Mancni quer mudar o Sport no Brasileirão

Técnico falou que reformulação do elenco é necessária, mas tem que ser feita sem pressa

postado em 22/05/2012 08:33 / atualizado em 22/05/2012 08:36

Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

Imagem: RICARDO FERNANDES/DP/D.A PRESS
Como era de se esperar, a Ilha do Retiro amanheceu com um clima bem diferente da segunda-feira anterior. No lugar da silenciosa apatia por conta da perda do Pernambucano, jogadores, dirigentes e membros da comissão técnica carregavam consigo o otimismo num bom Brasileiro. Mas a empolgação pela boa atuação diante do Flamengo não escondeu a necessidade de mudanças. Em meio aos elogios à atitude do time, Vágner Mancini ressaltou a necessidade de qualificar o elenco tecnicamente. E a reformulação está encaminhada.

Mas, apesar da impaciência da torcida, este processo será conduzido com muita cautela. A vassourada, que vem sendo aguardada desde o fracasso no Estadual, deve acontecer paulatinamente. Em sintonia com a comissão técnica, o raciocínio dos dirigentes é de que é preciso qualificar o grupo antes de se desfazer de algumas peças. “Ainda é cedo para falar em dispensa. Na verdade, eu nem gosto de rotular desta forma. Até porque nosso futebol é muito dinâmico. Um atleta que não rendeu o esperado num clube pode arrebentar em outro”, justificou Mancini. “Mas já existem algumas negociações em curso e vão haver algumas trocas”, acrescentou.

O treinador citou ainda o exemplo do próprio Sport, que apesar das merecidas críticas, teve tudo para estrear com uma vitória no Brasileirão. “Ficou uma impressão muito boa. Esta é justamente a cara que eu espero que o Sport tenha. Uma equipe aguerrida, que brigue muito”, destacou. “A gente não pode simplesmente chegar e mudar algumas peças para tudo ficar bem. Podemos melhorar as performances de alguns atletas pedindo pra eles jogarem com outra característica. Nessas duas primeiras semanas quero fazer uma boa análise. Aqueles que se adaptarem, têm chance de ficar, os demais terão de seguir.”

A ideia é tentar recuperar a confiança de alguns jogadores, ou pelo menos conseguir valorizá-los para possíveis negociações. Afinal de contas, o Sport apostou em alguns contratos mais longos que acabaram não rendendo o esperado. “Saí muito satisfeito pela entrega do time, mas do ponto de vista técnico, precisamos melhorar. Observei defeitos nos quesitos técnico e tático. A questão tática se resolve com o tempo, mas se não trocarmos algumas peças, vamos enfrentar muitas dificuldades”, resumiu Mancini.