Sport

Série A

Mudanças à vista no Sport

Vágner Mancini deve fazer até três mudanças na equipe leonina para o segundo jogo no Brasileiro

postado em 23/05/2012 08:43 / atualizado em 23/05/2012 08:51

Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

O fato de o Sport ter apresentado o melhor desempenho da temporada na estreia da Série A contra o Flamengo não deve implicar na manutenção da formação ou da proposta para o compromisso com o Santos. Logo na primeira atividade onde pôde contar com todo o elenco – à exceção daqueles que seguem no departamento médico – o técnico Vágner Mancini tratou de promover algumas alterações em relação à primeira formação. Na teoria, seria apenas a entrada de Marquinhos Paraná na vaga de Naldinho. Entretanto, há mais por trás da mudança.

RICARDO FERNANDES/DP/D.A PRESS - 13/4/12
Depois de acompanhar o desempenho de seus comandados no último final de semana, Mancini ficou satisfeito com a disposição mostrada dentro de campo, mas concluiu que ainda há muito a evoluir. Mesmo desconsiderando a chegada de novos reforços, o treinador acredita ser possível aprimorar alguns desempenhos individuais alterando a estratégia leonina. Assim, trabalhou a equipe titular num esquema diferente no coletivo realizado na manhã de ontem, no CT do Leão.

Ao invés do 3-5-2, os rubro-negros passaram a atuar no 4-4-2. O zagueiro Tobi, que vinha cuidando do setor esquerdo do sistema defensivo, passou a atuar na cabeça de área – sua posição de origem. Além disso, as linhas de marcação foram adiantadas. Mancini espera conseguir aplicar dois fundamentos que julga essenciais para o sucesso do time no Brasileirão. Os atacantes Marquinhos Gabriel e Felipe Azevedo e o lateral Thiaguinho (atuando como um meia) passarão a pressionar a saída de bola adversária, com o intuito de diminuir a liberdade dos rivais no início das criações de suas investidas.

Além disso, Mancini quer que todos os jogadores do Sport mantenham-se atrás da linha da bola quando forem agredidos. “Assim, a tendência é de que estejamos sempre em vantagem, com um jogador no combate e outro na sobra”, justificou o treinador, que está entusiasmado com o time.