Sport

Desfalque

Sport não vai contar com seu "artilheiro"

Autor do único gol do time na Série A, Marquinhos Gabriel vai desfalcar o time nesta quarta-feira

postado em 05/06/2012 08:08 / atualizado em 05/06/2012 08:14

Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

Todos sabiam que a tarefa de Vágner Mancini não seria nada fácil. Quando disse “sim” ao Sport, o técnico assumiu um elenco cuja confiança fora esfacelada pela perda de mais um Estadual. Um grupo rachado por ações pontuais. Mas acima de tudo, uma equipe com sérias limitações técnicas. Os dois primeiros pontos parecem ter sido superados, entretanto, a previsão sobre a terceira questão não é das melhores. A demora na qualificação do time tem tornado a vida do treinador ainda mais complicada. Ontem, ele recebeu a notícia de que não poderá contar com Marquinhos Gabriel, autor do único gol do time no Brasileiro.

A confiança começou a ser restaurada na primeira rodada. Comandados pelo auxiliar Gustavo Bueno, os atletas entraram em sintonia com a torcida, compensando a diferença técnica para o Flamengo com muita disposição. Com uma forte marcação e muita velocidade no contra-ataque, os rubro-negros estiveram perto da vitória, mas cederam o empate. Contra o Santos, já sob a batuta de Mancini, a equipe mostrou uma evolução de seu sistema defensivo, e apesar da deficiência dos contra-ataques voltou da Vila Belmiro com um bom resultado.

Paralelamente à evolução dentro de campo, muitas das arestas entre elenco, dirigentes e integrantes da comissão técnica foram aparadas. A saída do meia Marcelinho Paraíba contribuiu diretamente para isto. Principal jogador do time durante o Pernambucano, o veterano colecionou incidentes extra campo que incomodavam algumas das lideranças do grupo. A postura dentro das quatro linhas também não contribuía para a boa convivência com alguns colegas, que irritavam-se com as cobranças exageradas durante os jogos.

Mas isso não é suficiente. Não para uma competição como a Série A. O Sport precisa qualificar seu elenco com urgência. Mas enquanto os reforços não chegam, Mancini vai fazendo o que pode. O problema é que algumas das soluções provisórias já não estão disponíveis. Caso do atacante Marquinhos Gabriel. O jogador, que vinha reclamando de dores na coxa direita, foi diagnosticado com um estiramento e está fora da partida contra o Palmeiras. No fim de semana, o técnico testou o lateral Reinaldo como substituto. A escolha por Jheimy no coletivo de ontem pode significar que o treinador ainda não encontrou a melhor alternativa para o desfalque.

Enquanto isso, a torcida segue questionando os esforços dos dirigentes na busca por reforços. A ansiedade pelo anúncio de nomes que possam deixar o time mais competitivo vem em forma de especulações sobre acertos. E Mancini vai se virando como pode.