Sport

Marca

A obsessão do atacante Leonardo

Ídolo no Sport na década de 1990, jogador vai atuar na Série A2 em busca do 100º gol no Estadual

postado em 08/06/2012 08:12 / atualizado em 08/06/2012 09:07

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

A obsessão para chegar à marca de 1.000 gols na carreira, pelo menos em sua contagem, levou Romário a romper a barreira dos 40 anos nos gramados. O mesmo acontece com Túlio Maravilha. Aos 43 anos, o jogador segue perseguindo a marca. Segundo ele, já tem 995. Histórias do futebol que têm um exemplo mais modesto em Pernambuco. Aos 37 anos, o atacante Leonardo foi anunciado como novo reforço no Afogadense. A partir do dia 27 de julho, vai disputar a Série A2 em busca do centésimo gol no Campeonato Pernambucano.

Heitor Cunha/DP/D.A Press
História semelhante até na contagem. São duas. A do jogador, inflacionada. Ao Superesportes, Leonardo disse estar na casa dos 94 gols. Faltariam seis, portanto. Mas de acordo com o pesquisador Carlos Celso Cordeiro, o atacante balançou as redes 86 vezes em Campeonatos Pernambucanos. Faltam 14. Diferença que não interfere muito no ânimo do atleta. Até porque oportunidades ele terá. Se conseguir o acesso, a Afogadense terá disputado 31 jogos. Partidas que serão contra adversários modestos, incluindo até o Íbis nesta lista.

"Estou muito confiante que vou conseguir essa marca. Acho que todo gol deve ser contado, não importa por que time, sobre que time ou em qual divisão. Se é jogo oficial, temos que registrar", falou Leonardo. "Mas a minha primeira missão é subir o Afogadense", completou, ainda com o discurso político de todo artilheiro.

Revelado pelo Picos-PI em 1992, Leonardo despontou cedo para o futebol. Foi contratado pelo Sport dois anos depois. Na Ilha, sagrou-se pentacampeão estadual (94/97/98/99 e 2000), além de ter vencido a Copa do Nordeste de 1994. Foram 376 jogos e 136 gols pelo Leão. Uma trajetória irretocável que lhe rendeu até convocação para a Seleção Brasileira.

CONFIRA UMA GALERIA DE FOTOS DO ATACANTE LEONARDO

Entretanto, quando jogou em times do Sudeste, não obteve o mesmo sucesso. "Eu era muito novo, sem experiência ainda. Faltou mais tempo para mim. Tive também que lidar com pessoas difíceis e com técnicos que não me deram oportunidade", explicou. Após passagem pelo futebol português, Leonardo chegou a voltar para o Sport, em 2004, mas sem o êxito de outrora. Foi para o Paysandu, Santa Cruz e, em seguida, peregrinou por equipes de pequeno porte do Nordeste. Entre eles, Central e Sete de Setembro.

Os gols de Leonardo no Pernambucano


A contagem dele


79 no Sport
12 no Central
3 no Sete de Setembro

94 no total

Nos arquivos de  Carlos Celso

75 no Sport
8  no Central
3  no Sete de Setembro

86 no total