Sport

Entre os 10

Sport encara o Bahia mirando a parte de cima da tabela

Uma vitória deixará o Leão em situação confortável neste início de Série A. Já a derrota encurtará a distância para a zona de rebaixamento

postado em 16/06/2012 20:26 / atualizado em 16/06/2012 20:30

Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

Vale muito. Muito mais que os três pontos. Na 5ª rodada do Brasileirão, Sport e Bahia reeditam um dos confrontos mais tradicionais do futebol nacional. A partir das 16h, em Pituaçu, o choque entre os dois únicos campeões nacionais do Nordeste promete um público recorde e emoções de sobra. Ainda sem vencer na competição, o Tricolor de Aço busca a primeira vitória para espantar a crise que já começa a rondar o clube.

O Leão, por sua vez, espera dar sequência ao surpreendente início de campeonato e entrar na lista dos 10 primeiros colocados, mostrando, assim, que pode ser uma equipe competitiva ao longo da Série A. Ainda que a derrota para o Cruzeiro tenha despertado a desconfiança da torcida, e que a consequente pressão por reforços tenha estremecido os bastidores da Ilha do Retiro, o elenco parece estar blindado. A serenidade com a qual o técnico Vágner Mancini conduz o dia a dia do time contagiou os atletas, que tem transmitido muito otimismo em relação à evolução do time. Mudanças que o grupo espera mostrar durante a partida.

Ao longo da semana de preparação, Mancini insistiu nos trabalhos táticos. Certo de que o sistema defensivo da equipe conseguiu consolidar-se após quatro rodadas, o treinador espera que seus comandados passem a investir menos nos contra-ataques, trabalhando melhor as jogadas ofensivas.
Para isso, a orientação foi bem feita. Pacientemente, o treinador corrigiu o posicionamento dos atletas simulando diversas situações com a bola dominada. A ideia é evitar o grande desgaste físico provocado pela proposta de forte marcação e equilibrar a disputa no meio de campo. Assim, a aposta é numa mudança na proposta de jogo, apesar de a escalação ser a mesma do confronto com o Cruzeiro.

Clássico
Além da necessidade de conquistar a confiança da torcida, uma vitória hoje terá o peso de um triunfo em um clássico. Pela tradição e também objetivos semelhantes. Sport e Bahia disputam o mesmo “campeonato”, a priori, contra o rebaixamento. Uma vitória rubro-negra ampliaria a vantagem sobre o adversário direto na briga pela manutenção na Série A para confortáveis seis pontos, após cinco partidas. Por outro lado, uma derrota pode aproximar o Leão da parte de baixo da tabela. Vale muito.