Sport

Corinthians x Boca Juniors

Rivalidade à flor da pele

Desde a 2008, Sport nutre "antipatia" com Corintianos e vai reforçar torcida do Boca na decisão de hoje

postado em 04/07/2012 08:00 / atualizado em 03/07/2012 15:02

Marcel Tito /Diario de Pernambuco

Analisando friamente, para o Sport melhor seria uma vitória do Corinthians sobre o Boca Juniors na final da Libertadores. O título inédito seria um convite irrecusável à comemorações pela madrugada e dias seguintes. O resultado seria a escalação de uma equipe reserva, não menos "ressacada", para a partida de domingo. Uma derrota, ao contrário, forçaria o clube paulista a começar a reação no Brasileiro imediatamente, tentar esquecer o fracasso nas rodadas que restam do Brasileiro. Mas o futebol não é feito de "frieza". Mas de paixão.

Desde a final da Copa do Brasil de 2008, o Leão nutre uma rivalidade feroz contra o Corinthians. É como se fosse o quinto time da capital pernambucana - o quarto é o Flamengo. Acirramento natural, marcado pela disputa de um título que a maioria colocou, antes de a bola rolar, na galeria do Parque São Jorge. Coube a bravura do Sport escrever a história como ela deveria ser. Com uma virada que começou no Pacaembu e terminou na Ilha do Retiro, onde a taça está até hoje.

Desde então, as duas equipes pouco se encontraram. Viveram trajetórias inversas. O Corinthians estava, na época, na Série B. Conseguiu o acesso. Em 2009, enfrentou o Sport duas vezes, jogos marcados pelas lembranças, rivalidade, dois gols de Ronaldo e uma nova "virada" rubro-negra. No Pacaembu, com o Sport ainda cambaleando pela eliminação na Libertadores, o Corinthians venceu por 4 a 3, com dois gols marcados por Ronaldo. Gols incomuns, de cabeça. Na volta, o Leão bateu o Corinthians por 2 a 0. Resultado insuficiente para evitar o rebaixamento. Este foi o último duelo entre as equipes.