Sport

Brasileiro

Hora de colocar a bola para dentro

Incompetência nas finalizações é o calo de Náutico, Santa Cruz e Sport no Campeonato Brasileiro

postado em 16/07/2012 08:51

Aflitos, 30 de junho de 2012. O Náutico recebeu o Fluminense em casa e dominou amplamente o jogo. Desperdiçou inúmeras chances de gol e perdeu o jogo por 2 a 0. Ilha do Retiro, 8 de julho de 2012. O Sport se impôs diante do Corinthians e, somente no primeiro tempo, perdeu cinco oportunidades claras de abrir o placar. Empatou a partida em 1 a 1, com um gol aos 44 minutos do 2º tempo. Arruda, 14 de julho de 2012. Contra o Treze, o Santa Cruz foi soberano. Cansou de chegar na frente da meta adversária. Felizmente fez dois gols, porque depois de levar o de honra terminou o duelo sendo pressionado pelo time paraibano. Quase deixou a derrota escapar.

Os três exemplos expõem um probema que, em algum momento, já atormentou os três times da capital no Brasileiro das séries A e C: a incompetência na hora de finalizar. Tal deficiência às vezes parece adormecida, mas quando entra em ação provoca enormes prejuízos.

Quase foi assim com o Santa Cruz, no último sábado. Justamente em um duelo em que o Tricolor não poderia perder pontos. Não por uma suposta rivalidade contra o Treze, mas sim porque o time paraibano vinha de duas derrotas consecutivas e ainda não tinha feito nenhum gol na competição. A displicência do time coral no ataque irritou o técnico Zé Teodoro. “A gente precisava matar o jogo. Tivemos cinco oportunidades”, bradou após a partida.

A irritação do técnico faz sentido. O próximo jogo na Série C já é na sexta-feira, contra o Paysandu, no Arruda. E se contra o Treze foi possível ganhar o jogo mesmo perdendo uma avalanche de chances, o próximo adversário dificilmente permitiria um feito igual. A equipe paraense tem 100% de aproveitamento na competição, com duas vitórias - complementa a rodada hoje, quando recebe o Fortaleza.

Náutico

A derrota do Náutico para o Corinthians no último sábado, por 2 a 1, não esteve ligada ao desperdício de chances de gol. Apesar da boa partida alvirrubra, o adversário foi (um pouco) superior e venceu. Ponto final. Mas é cedo para dizer que o Timbu está livre dessa “maldição”. O próximo desafio dos atacantes para mostrarem que acertaram a pontaria já é quarta-feira, quando o time recebe a Ponte Preta, nos Aflitos. Se o Náutico mostrar o mesmo futebol do duelo contra o campeão da Libertadores, dificilmente sairá de casa com outro resultado que não seja a vitória.