Sport

Estádio Olímpico

Diante do Grêmio, Sport espera recuperar bom desempenho da defesa no Brasileirão

Sport enfrenta Grêmio, às 19h30, em busca de equilíbro na equipe

postado em 18/07/2012 08:03 / atualizado em 18/07/2012 08:35

Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

Julio Jacobina/DP/D.A Press
O Brasileirão chega, nesta noite, à sua 10ª rodada. Pouco mais de um quarto da competição se passou. E o Sport se encontra numa situação muito mais confortável do que apontavam as previsões iniciais. Ocupando a 11ª colocação, o Leão, entretanto, ainda tenta encontrar o estilo ideal. Depois de começar a competição apostando numa forte marcação e tentando aproveitar os contra-ataques como podiam, o Rubro-negro passou a investir na qualidade de suas peças, principalmente após a chegada dos reforços. O problema é que desde então, o sistema defensivo tem mostrado uma fragilidade preocupante. E para o duelo de hoje com o Grêmio, que começa às 19h30, no estádio Olímpico, o técnico Vágner Mancini sequer teve tempo de testar as alternativas.

Em meio a uma extensa reformulação de seu elenco, o Sport entrou no Brasileirão com graves carências. Para tentar evitar o agravamento da crise, Mancini - que assumiu o time na segunda rodada, após o empate por 1 a 1 com o Flamengo - optou por um esquema onde a prioridade de todos os atletas era a marcação. A proposta funcionou bem no empate por 0 a 0 com o Santos e na vitória por 2 a 1 sobre o Palmeiras. Entretanto, nas derrotas por 1 a 0 para o Cruzeiro, por 2 a 1 para o Bahia e principalmente por 2 a 0 para o Internacional, ficou claro que algo precisava ser feito.

Contra os reservas do Coritiba, a defesa rubro-negra voltou a apresentar as panes da rodada anterior, mas o Sport foi salvo pelo surpreendente desempenho de seu sistema ofensivo. Deixou o Couto Pereira comemorando a virada por 3 a 2. Esta irregularidade também marcou os confrontos com Corinthians e Portuguesa. O primeiro foi um jogo de dois tempos distintos, onde o Leão dominou a primeira metade, mas não converteu as chances em gol. O empate veio numa jogada individual de Marquinhos Gabriel, aos 44 da etapa final. Contra Lusa, o ataque voltou a funcionar, mas a zaga seguiu mostrando muita insegurança, para o desespero da torcida.

Vale lembrar que Mancini não pôde contar com sua zaga titular nas últimas duas rodadas. Hoje, Bruno Aguiar e Edcarlos voltam a assumir os postos, com a obrigação de parar um Grêmio que marcou cinco gols nos últimos dois jogos, contra Santos e Cruzeiro. Por isso, não seria de se espantar se o Sport voltasse a apostar num esquema que prioriza a marcação e aposta nos contra-ataques. O comandante leonino inclusive já falou sobre a possibilidade do retorno de Moacir na vaga de Cicinho para dar mais força ao sistema defensivo.

Além disso, Mancini terá também o retorno do atacante Felipe Azevedo, expulso contra o Corinthians. A briga pelas vagas no setor ofensivo, por sinal, é a mais acirrada do time. Afinal de contas, os desempenhos de Marquinhos Gabriel, Henrique, Gilberto, Felipe Azevedo e até de Gilsinho deixam o treinador com a melhor das dores de cabeça.