Sport

Gangorra

Em busca do equilíbrio

Com ataque funcionando e defesa em má fase, o Leão busca o meio-termo na Série A

postado em 19/07/2012 15:25

Maurício Penedo

Que o Sport é um time em formação, não é novidade. Com muitas contratações para a Série A feitas nas últimas semanas - onze ao todo - e com jogadores que sequer entraram em campo pela competição, o Leão busca seu padrão tático. Com pouco tempo para treinar em virtude da maratona de jogos do Campeonato Brasileiro, o técnico Vágner Mancini se deparou com um “novo velho” problema: a falta de equilíbrio entre os setores do time.

O problema é antigo por que o Leão vem sofrendo há várias temporadas com um time desequilibrado. A grande diferença nestas dez primeiras rodadas de Série A diz respeito à onde o desequilíbrio vem ocorrendo. Se por vários anos o ataque do Sport foi o calcanhar de aquiles de todos os treinadores que passaram pelo clube, em 2012 o cenário mudou. O ataque marcou oito dos onze gols do time no Campeoanato Brasileiro com diversos jogadores diferentes. Desempenho festejado por torcida e comissão técnica.

Em contrapartida, a defesa vem sendo alvo de críticas. Nas primeiras dez rodadas da Série B de 2011, o Leão havia sofrido nove gols. Atualmente, nos mesmos dez jogos, a defesa já foi vazada doze vezes. No Pernambucano, o desempenho também é pior, embora a diferença seja sutil. Na primeira fase da competição, em 2011, o Leão havia tomado 20 gols. Neste ano a defesa sofreu dois a mais: 22.

Encontrar o equilíbrio entre defesa e ataque é o principal desafio da maioria dos times de futebol. Com o Sport não é diferente. O técnico Vágner Mancini terá de correr contra a maratona de jogos para resolver o problema. O tempo é curto.