Sport

Série A

A dura realidade do Sport

Sport enfrenta o líder Atlético-MG precisando vencer para ficar longe da zona de rebaixamento

postado em 21/07/2012 16:40 / atualizado em 21/07/2012 16:48

Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

Sport/Site Oficial
A euforia rubro-negra pelo anúncio da contratação de Hugo foi potencializada pelas declarações otimistas do meia por ocasião de sua apresentação. Empolgada pela promessa de um time forte, a torcida se deixou levar pelo sonho de brigar por uma vaga na Libertadores. O despertar para a realidade veio na ressaca moral após a derrota para o Grêmio. A impotência do Sport frente à reação do Tricolor Gaúcho ejetou o Leão do devaneio. Ainda buscando o equilíbrio, a meta para 2012 é de fato permanecer na Série A. Cientes deste fato, torcedores e atletas têm um compromisso complicado, a partir das 18h30, na Ilha do Retiro. Na abertura desta 11ª rodada, o adversário é o líder Atlético-MG.

Estar a frente do Grêmio durante boa parte do confronto alimentou a esperança rubro-negra de começar a mirar o G4. O triunfo leonino no Olímpico deixaria o Sport mais perto da zona de classificação à Libertadores do que do Z4. A derrota, por sua vez, inverteu a equação. Um novo tropeço pode deixar o Leão muito próximo da zona de queda e traria a intranquilidade de volta à Ilha.

“O quanto antes a torcida entender que o nosso objetivo é lutar para permanecer na Série A e abraçar o time, independentemente dos resultados, melhor”, destacou o treinador. O problema é que a confiança da torcida ficou arranhada após o desempenho rubro-negro no Olímpico, principalmente durante o segundo tempo.

Para piorar, Mancini teve um tempo curtíssimo para corrigir as falhas de seu sistema defensivo, que deixou Magrão desprotegido nos lances dos três gols gremistas. Assim, até mesmo a possibilidade de uma mudança significativa na escalação leonina é remota. O treinador precisa optar entre manter as peças que vêm falhando consecutivamente ou promover substituições sem o tempo adequado para adaptá-las à sua estratégia.

Diante deste cenário, há uma boa chance de Rivaldo recuperar uma vaga no meio-campo rubro-negro. Apesar de sequer ter frequentado o banco de reservas nas últimas duas rodadas, o volante passou boa parte da temporada como titular da equipe e está bem familiarizado com o esquema do treinador. Outra mudança que vem sendo cogitada é o retorno de Henrique ao ataque, uma vez que Gilberto não teve um bom desempenho no jogo com o Grêmio.