Sport

Copeiros?

Timbu mais forte que o Leão em casa

Náutico cresceu em casa em relação à última Série A. Desempenho do Sport piorou

postado em 23/07/2012 09:39 / atualizado em 23/07/2012 12:32

Maurício Penedo

Montagem sobre fotos Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Não há dúvida de que, no Campeonato Brasileiro, vencer em casa é fundamental para qualquer clube, não importa seu objetivo na competição. Se a disputa for por título ou competições internacionais, as vitórias em casa são cruciais para o aumento da "gordura" da equipe. Para as que brigam contra o rebaixamento, é ainda mais importante: geralmente irregulares, as equipes que ficam perto do descenso precisam fazer uso de seus domínios para terem chance de escapar da Série B do ano seguinte.

Sport e Náutico vêm tendo desempenhos diferentes em seus domínios na Série A. A partir da comparação entre as onze primeiras rodadas da competição deste ano e de 2009, ano em que os dois clubes pernambucanos foram rebaixados para a Segundona, percebe-se um enfraquecimento do Leão e um grande crescimento do Timbu. Também é perceptível que o Sport, tanto em 2009 quanto em 2012, jogou uma partida a mais em casa do que o Náutico.

Em 2009, o Leão havia disputado 18 pontos em casa até a 11ª rodada. Destes, conquistou dez, um aproveimento de pouco mais de 55%. Foram três vitórias, duas derrotas e um empate, em seis jogos, terminando a rodada em 13º lugar, a mesma posição que se encontra hoje, em 2012. Embora a colocação seja a mesma, o desempenho caiu. Dos mesmos 18 pontos em jogo em 2012, o rubro-negro conquistou apenas 8, aproveitamento de 44%. Isso se traduz em uma vitória a menos e um empate a mais em seus domínios.

Se a Ilha do Retiro esfriou, o caldeirão alvirrubro esquentou. Em 2009 o Timbu havia tido um desempenho ruim até a 11ª rodada: apenas 33% dos pontos em casa tinham sido conquistados. Cinco pontos em quinze disputados. Uma vitória em cinco jogos, com dois empates e duas derrotas. Em 2012, o Timbu dobrou o desempenho: 66%. 3 vitórias, um empate e uma derrota em cinco jogos. A melhora é vista na tabela: em 2009, neste momento, o Náutico ocupava a lanterna da competição. Em 2012 o alvirrubro fechou a rodada na 11ª posição, melhora de nove degraus na classificação.

Se o desempenho continuar até o final da Série A, o Timbu ficará sete pontos à frente do Sport, se levado em consideração apenas os jogos em casa. O Leão precisa reacender a chama da Ilha do Retiro, enquanto o Náutico, se mantiver o bom momento em seu reduto, poderá ter um final de Brasileirão bem diferente do que ocorreu em 2009.