Sport

Série A

Um campeoanto em duas rodadas

Sport e Náutico enfrentarão adversários diretos na briga contra o rebaixamento, começando nesta quarta-feira

É como se um hiato de duas rodadas para um campeonato à parte fosse aberto com exclusividade para o futebol pernambucano na Série A. Sport e Náutico terão a oportunidade de enfrentar consecutivamente duas equipes fora do todo poderoso grupo dos 12 clubes mais fortes financeiramente (do RJ, SP, MG e RS) e que, consequentemente, deverão lutar paralelamente a rubro-negros e alvirrubros contra o rebaixamento. Será a chance de, ao mesmo tempo, distanciar-se do Z4 e ainda manter os oponentes Ponte Preta, Coritiba, Atlético-GO e Portuguesa estáticos com a mesma pontuação.

O primeiro embate alvirrubro acontecerá às 20h30 de hoje, nos Aflitos, diante do Coritiba. Atual vice-campeão da Copa do Brasil, o Coxa não consegue repetir a boa campanha no Brasileirão. Tem a pior defesa da competição (tomou 23 gols). Os dados só aumentam a obrigação alvirrubra de fazer o dever de casa e tentar emendar o sucesso na rodada seguinte contra a Portuguesa, em São Paulo. “Contra o Coritiba e a Portuguesa, na situação que estamos no campeonato, temos que tirar proveito e procurar vencer os dois. Com seis pontos, sabemos que daríamos um pulo grande na tabela (atualmente estão na 11ª posição, com 13 pontos) e ainda manteria nossos adversários embaixo na tabela”, disse o volante Souza, que hoje volta ao time juntamente com o zagueiro Ronaldo Alves. Martinez fará teste no vestiário.

Já para o Sport, não tem mais aquela de “jogo fora de casa”. O confronto com a Ponte Preta, que será disputado a partir das 19h30, no Moisés Lucarelli, é o primeiro dos dois jogos decisivos da semana leonina. Apesar das circunstâncias em que se deram, os resultados contra Grêmio e Atlético-MG foram encarados como normais pela comissão técnica, uma vez que os dois últimos adversários do Sport disputam um “campeonato diferente”. Contra a Macaca, o objetivo rubro-negro não é apenas pontuar – contra o lanterna Atlético-GO, domingo, na Ilha, não será diferente. Instruídos pelo técnico Vágner Mancini, os rubro-negros querem dar uma resposta às críticas pelos desempenhos recentes.

O caráter especial do jogo desta noite foi confirmado pelo próprio Mancini, que espera uma evolução no futebol apresentado por seus comandados. “Aqui dentro, nós separamos a semana passada desta aqui. Grêmio e Atlético-MG têm pretensões diferentes da nossa. Nós sabemos que temos de matar a Ponte e o Atlético-GO”, justificou. “Esta é uma semana decisiva. Contra adversários diretos – como é o caso – não tem essa história de jogar fora de casa. Temos de ter um comportamento mais competitivo”, acrescentou.