Sport

Vazados

Timbu e Leão lutam para corrigir problemas defensivos

Técnicos Mancini e Gallo buscam respostas para os gols sofridos por suas equipes

postado em 25/07/2012 09:31 / atualizado em 25/07/2012 09:47

Maurício Penedo

Sport e Náutico têm, respectivamente, a quinta e terceira piores defesas do Campeonato Brasileiro. Os ataques em boa fase das duas equipes não vem conseguindo descontar os seguidos erros dos sistemas defensivos. Os técnicos Gallo e Vágner Mancini vêm quebrando a cabeça para melhorar seus “ferrolhos”.

Se o número de jogadores for somado, alvirrubros e rubro-negros possuem, juntos, onze volantes e nove zagueiros em condições de jogo. A quantidade, contudo, não está se transformando em qualidade. Com Elicarlos, Martinez, Souza e Ramirez, o Timbu é considerado bem sortido em relação aos volantes. Ainda sim, o rendimento vem sendo melhor na saída de jogo e distribuição de passes, defensivamente, a equipe segue com problemas de proteção à zaga. Nas últimas cinco rodadas, o Timbu só repetiu a dupla de zagueiros uma vez. Esta instabilidade comprova a dificuldade alvirrubra em encontrar respostas para os 23 gols sofridos na Série A.

O Sport, nas mesmas cinco rodadas, teve uma menor rotatividade na dupla de zaga: Edcarlos e Bruno Aguiar estiveram em campo como titulares em três oportunidades. Mas a estabilidade não se traduziu em eficiência: foram 11 gols sofridos nos cinco jogos. Na partida desta quarta, o técnico Vágner Mancini reformulou o sistema defensivo, apostando no retorno de Rivaldo e na entrada de Ailson na vaga do barrado Edcarlos. A grande esperança rubro-negra é o retorno do zagueiro Willian Rocha, totalmente recuperado da lesão no joelho, e que vinha em excelente fase antes de se machucar.

Gallo e Mancini buscam o equilíbrio entre defesa e ataque. Ponto fundamental para um Brasileirão sem sustos.